Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/06/17 | Kelma Jucá – Corevali

Oficinas temáticas são oferecidas aos reeducandos da SAP

Liberdade, laços sociais, trabalho e cidadania são temas abordados nas oficinas do programa ‘Preparação para a Liberdade’ que será realizado em todas as unidades prisionais

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio do Grupo de Ações de Reintegração Social da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) passa a oferecer mais um instrumento para que os sentenciados possam recomeçar a vida. Trata-se do programa “Preparação para a Liberdade”, cujo objetivo é preparar a população carcerária para o retorno à sociedade, trabalhando questões sobre a liberdade.

Pelo programa são disponibilizadas oficinas temáticas para presos, tanto do regime fechado, como do regime semiaberto, desde que próximos a ganhar a liberdade. Divididos em quatro encontros, os temas a serem tratados são: compreensão de liberdade, solidificação de laços sociais, universo do trabalho e concepção de cidadania. Técnicas dissertativas, troca de experiências e dinâmicas de grupo fazem parte do planejamento de atividades.

Os encontros podem ser realizados semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, conforme organização e planejamento de cada unidade. A carga horária é de seis horas e as aulas devem contemplar apresentação de filmes, música, poesia, crônicas e dinâmica.

Implementação

A Penitenciária “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra”, a P1 de Tremembé, sediou experimentalmente o programa “Preparação para a Liberdade”, entre os dias 22 e 26 de maio. Na oportunidade, participaram 26 reeducandos. A condução foi feita pela equipe do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da unidade prisional.

Após a apresentação de cada tema, os participantes podiam também ter espaço para falar e expor suas ideias e pensamentos sobre o assunto tratado. Nos encontros, os reeducandos correlacionavam experiências pessoais à temática abordada, contextualizando a situação em que vivem, isto é, a privação de liberdade.

Houve a distribuição de material específico para o grupo, além de dinâmicas próprias para aplicação da metodologia proposta. A recepção do público foi positiva, como mostra parte de um texto escrito espontaneamente por um dos reeducandos. “... A liberdade está relacionada com o estado emocional do momento, e não adianta eu ter meu direito de ir e vir e achar que sou livre... A verdadeira liberdade é construída dia após dia... saber compreender as limitações... Não ser escravo dos erros do passado, saber reescrever o futuro com sabedoria...assim poderemos crescer como seres humanos...A liberdade está dentro de cada um”, diz trecho do texto lido e escrito por Eguinaldo, de 32 anos, que emocionou os colegas da sala.

Para a responsável pela aplicação do programa nas unidades da Corevali, Elaine Cristina da Silva Marcelino, ações voluntárias dos reeducandos ilustram a relevância da proposta. “Considero o programa de extrema importância pois visa auxiliar a pessoa presa em sua inclusão social. Por meio das oficinas, os temas sobre a vida em liberdade, trabalho, laços sociais e cidadania são trabalhados de modo a estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos”, explica ela, que é representante da CRSC no Vale do Paraíba.

Passos seguintes

Nos próximos meses, as demais unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e litoral (Corevali) irão receber o programa “Preparação para a Liberdade”. Cada trabalho será supervisionado in loco por um integrante da Coordenadoria de Reintegração Social.

aasassa
Topo