29/06/17 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa/SAP

Projeto Reeducando com Arte vende artesanatos de reeducandas do CR de Piracicaba

Todas as quartas-feiras as peças são comercializadas e o dinheiro é revertido para o pecúlio

O artesanato é fonte de renda para diversos brasileiros, em especial para muitas mulheres, que mantêm viva a cultura desse trabalho manual. Com as presas do Centro de Ressocialização (CR) "Carlos Sidnes de Souza Cantarelli" de Piracicaba não é diferente, já que há muito tempo elas produzem peças dentro da unidade prisional e comercializam para conhecidos durante as saídas temporárias.

Pensando em incentivar a reinserção na sociedade civil a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) de Piracicaba, tem promovido, desde do 21 deste mês, a venda de artesanatos confeccionados pelas reeducandas do CR da cidade. Todas as quartas-feiras, a partir das 14h30, no Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110) acontece o projeto Reeducando com Arte.

Peças como tapetes, panos de pratos e toalhas estão disponíveis e com preços estipulados pelas próprias artesãs. Todo o valor arrecadado é convertido para o pecúlio de cada presa - uma espécie de poupança para quando ela sair em liberdade - tornando-se uma forma de geração de renda.

No lançamento do projeto, o prefeito de Piracicaba Barjas Negri, os juízes corregedor Luiz Augusto Barrichello e da Vara do Júri e Execuções Criminais da cidade, Luiz Antônio Cunha e a diretora do CR, Celeste Maria Varella estiverem presentes.