Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/06/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Arte como ferramenta de informação

Grupo teatral traz para o sistema prisional discussão sobre doação de órgãos e Hepatite C

Com a proposta de incentivo à doação de órgãos e prevenção da hepatite, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) abriu espaço para o Instituto Renascimento, com a apresentação da peça teatral “Começar Outra Vez”, para as pessoas privadas de liberdade. A primeira unidade a receber o projeto, entre os estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), foi o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista.

As reeducandas do CPP tiveram a rotina alterada no dia 30 de maio, para que pudessem assistir à apresentação da peça. Desde 2007 a montagem vem sendo encenada nos mais variados espaços, de igrejas a escolas, acumulando um público de mais de 100 mil pessoas.

Para a diretora do CPP, Nívia Cláudia Firmo Pedro, a apresentação teatral não trouxe somente alegria. Segundo ela, a ação agregou valores importantes a respeito da doação de órgãos e conscientização da prevenção de saúde, a exemplo do teste rápido para sorologia de hepatite.

“Foi instantâneo o resultado do evento, pois reeducandas e servidores teceram comentários positivos e calorosos acerca da tarde diferenciada no interior da unidade prisional”, ressaltou a diretora. De acordo com Nívia, a mensagem trazida pelo espetáculo teatral ultrapassa os muros do CPP e, com certeza, ficará gravada nos corações e nas mentes de servidores e reeducandas.

Fonte de inspiração

O espetáculo “Começar Outra Vez” é uma história divertida de um casal (Adão e Eva) vividos pelos atores Kely Nascimento e Robson Vellado. Juntos, eles lidam com a dura realidade da convivência diária, aprendendo a conviver com as diferenças de personalidades e expectativas de vida.

Apesar do enfoque descontraído, a peça foi criada a partir do drama familiar vivido pelo ator Northon Nascimento, que precisou de um transplante cardíaco, feito com sucesso em 2003, mas que acabou falecendo quatro anos depois, vítima de hepatite C, diagnosticada tardiamente.

Na época do transplante, Northon e sua esposa, a também atriz Kely Nascimento, criaram a história e a encenaram com o propósito de promover a conscientização e informação sobre a doação de órgãos no Brasil. Paralelamente, a atriz acrescentou informações sobre a prevenção de hepatite C, doença tratável a partir de diagnóstico precoce.

Para Kely, a arte é um poderoso instrumento de informação. Na questão da doação de órgãos no Brasil, por exemplo, ela destacou que tudo pode ser resolvida com uma atitude simples. “É importante informar esse desejo a seus familiares, uma vez que, após sua morte, serão eles que decidem sobre a doação”, explicou. Para finalizar, disse que todos merecem e podem dar essa segunda chance

Sobre a hepatite, a atriz destacou a importância da parceria entre o Instituto Renascimento com o Grupo Esperança, no que diz respeito ao diagnóstico da hepatite. Para ela, as pessoas sofrem pela desinformação. O diretor presidente do Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, acrescentou que desde 2015 houve uma grande evolução no tratamento da hepatite, sobretudo do tipo C, cuja intervenção terapêutica leva em média 12 semanas.

Teste rápido

O Grupo Esperança, com sede da cidade de Santos, trabalha com foco no teste rápido de sorologia para hepatite C. Em complemento ao trabalho oferecido, o Grupo também faz orientações médicas para que a pessoa atendida possa realizar o tratamento especializado de forma rápida e econômica, o que permite conviver com a enfermidade da melhor forma.

Segundo o diretor do Grupo, a hepatite é uma doença silenciosa e por isso acaba sendo diagnosticada tardiamente, forçando o paciente a entrar na fila de transplante, já que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. De acordo com ele, cerca de 50% desses transplantes são feitos devido à hepatite C.

Fragoso destacou que a hepatite C é transmitida mediante contato com sangue contaminado. Assim, segundo o diretor, o contágio se dá por meio da transfusão de sangue, uso de equipamentos perfurocortantes não esterilizados adequadamente, como alicate de manicure, piercing e tatuagem, entre outros.

A adesão ao teste rápido oferecido pelo Grupo Esperança no dia da apresentação teatral superou as expectativas da direção. De acordo com a unidade, cerca de 70% das reeducandas e 99% dos servidores fizeram os testes oferecidos e receberam orientações preventivas.

aasassa
Topo