Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/06/17 | Sonia Pestana – Coremetro

CDP Feminino de Franco da Rocha é palco da campanha de alimentos saudáveis

Ação destaca a importância da alimentação balanceada na prevenção e no combate de doenças

O Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha (CDPF), vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), abriu espaço para o conhecimento. Com objetivo de orientar os familiares e as próprias reeducandas, a diretoria de saúde da unidade prisional fez parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Franco da Rocha por meio do Instituto Acqua para ação conjunta sobre alimentação balanceada e os benefícios na prevenção e combate de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo Pricila Rodrigues, coordenadora técnica do Acqua, mensalmente os profissionais controlam as informações referente a ocorrências de saúde no CDPF. Os eventuais casos de diarreia e vômito, por exemplo, passaram a ser monitorados frequentemente.

A diretora de Saúde do CDP Feminino, Wanessa Padilha da Silva Araújo, vê com bons olhos a ação do Acqua. Ela destacou que o trabalho desenvolvido veio em boa hora, sobretudo porque é um instrumento de orientação.

Segundo ela, alguns registros de diarreia na população carcerária mobilizaram servidores do CDP e técnicos do Instituto na busca das causas do problema. Juntos, eles verificaram questões importantes como higiene, limpeza e hábitos alimentares das sentenciadas. “Os casos de diarreia e vômito registrados a cada mês têm como causa a precariedade do armazenamento dos alimentos que são trazidos pelas visitas”, relatou Wanessa.

A ação

A partir da constatação, o Instituto Acqua passou a fazer um trabalho de orientação com as reeducandas, quanto aos cuidados necessários com a alimentação para a prevenção de doenças. Paralelamente, os familiares que levam comida nos fins de semana à unidade ou efetuam a entrega de jumbo (sacolas com comidas e materiais de higiene pessoal) com itens perecíveis também foram alvo de orientação quanto à alimentação saudável e manipulação correta dos alimentos.

Foi assim, que nos os dias 6, 10, 13 e 17 de março os visitantes receberam orientação da equipe de saúde do Instituto a respeito da importância da alimentação saudável. De acordo com Pricila, o Acqua elaborou folheto com informações específicas para o público em geral.

Em paralelo, os profissionais também deram atenção à rotina dos visitantes. Eles verificaram, por exemplo, que muitos fazem longas viagens para chegar à unidade prisional nos fins de semana. Dentre os itens transportados estão os vários tipos de comida pronta, que são levados de um lado para outro, até chegar às mãos das reeducandas.

Nessa ação, foram enfocados assuntos pertinentes à higiene, especialmente, no preparo dos alimentos e no armazenamento em vasilhas plásticas. Outros aspectos focados foram a conservação e o transporte da refeição.

Resultados animadores

Desde o início de janeiro deste ano a unidade vem passando orientações para as reeducandas sobre a melhor forma de manuseio de alimentos, tudo isso graças à parceria bem-sucedida entre Instituto Acqua e unidade prisional. Com essas orientações, a equipe de saúde já detectou uma diminuição considerável nos casos de diarreia e vômito.

Grande parte do crédito na diminuição dos casos de complicações de saúde deve-se à ação encabeçada pelo Instituto Acqua, que em março realizou abordagens diretamente com os familiares, intensificando as orientações. De acordo com Wanessa, foi a partir desse trabalho que as equipes de saúde deram conta das inúmeras dúvidas por parte dos familiares sobre preparo, armazenamento e transporte adequado de alimentos e não tinham a quem recorrer em busca de orientação. A ação também contou com a ajuda de uma nutricionista que orientou os familiares sobre os cuidados necessários na manipulação de itens alimentícios.

aasassa
Topo