Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/17 | Kelma Jucá – Corevali

OBMEP nas penitenciárias: uma nova chance por meio da educação

Número de presos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas aumenta 31% na região

Três unidades prisionais da Baixada Santista têm participantes inscritos na 13ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A prova que aconteceu terça-feira, dia 6, contou com 338 pessoas privadas de liberdade inscritas na região, o que representa um aumento de 31% se comparado com o ano anterior.

A iniciativa é importante porque a baixa escolaridade é um dos fatores mais presentes para a vulnerabilidade social. Por isso, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Secretaria da Educação estimulam os reeducandos a participarem da olimpíada. E a presença deles vem sendo ampliada a cada ano: em 2017, o número de inscritos foi de 9.890, 20% a mais do que em 2016, o que representa quase metade dos que estudam em unidades prisionais do Estado – 17.148 (registrados em abril/2017). Expandiu-se também o número de presídios participantes – 109 em 2017 contra 93 no ano anterior.

Na Baixada Santista, participam as seguintes unidades prisionais: Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá e as Penitenciárias 1 e 2 de São Vicente.

OBMEP

Esta primeira fase, dia 6 de junho, é eliminatória com provas objetivas (20 questões). A Olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

aasassa
Topo