Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/06/17 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Enxergando mais e melhor

SAP fortalece parceria para oferecer atendimento oftalmológico especializado a presas da Penitenciária Feminina de Sant´Ana

Com o objetivo de melhor atender as necessidades de saúde da população prisional paulista, a Secretaria da Administração Penitenciária vem estabelecendo parcerias para prover atendimento e exames especializados, agilizando os procedimentos. Entre os dias 8 e 12/05, o Instituto Bem Maior esteve na Penitenciária Feminina de Sant´Ana (PFS) para a realização de exames oftalmológicos.

Embora a PFS tenha atendimento médico ambulatorial disponível para as reeducandas, atendimentos especializados como o de oftalmologia precisam ser realizados externamente, com escolta. Com a ida da unidade móvel disponibilizada pelo Instituto Bem Maior, com equipamentos para exames, optometristas e um médico oftalmologista, foi possível o atendimento completo. Dias antes, na triagem realizada pela equipe de saúde da unidade, foram priorizadas as que já tinham solicitado atendimento especializado. Como ainda havia vagas, foram abertas inscrições para todas que gostariam de fazer uma consulta. Cerca de 700 presas passaram por atendimento nos três dias. Dessas, 60% tiveram indicação para uso de óculos. Como parte da ação, o Instituto também doou óculos para as reeducandas – que inclusive podiam escolher qual modelo queriam entre os disponíveis.

Guilherme Munhoz, presidente do Instituto Bem Maior, explicou que a consulta ao ofaltomologista pode inclusive diagnosticar doenças não oculares, como diabetes. “Depois que as presas passam pelo atendimento, passamos a orientação de tratamento para a equipe da penitenciária para que elas continuem o tratamento”, explica Munhoz. A ida do Instituto foi possível graças à parceria com a Universal nos Presídios (UNP).

aasassa
Topo