Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/06/17 | Kelma Jucá – Corevali

Servidores da SAP participam de palestra sobre autoconhecimento comportamental

Agentes penitenciários e servidores da Corevali aprenderam mais sobre aspectos de suas personalidades em palestra com um coach especialista

Tendências comportamentais. O efeito da tecnologia no cotidiano da vida em sociedade. Psicologia comportamental. Esses foram temas tratados na palestra “Relacionamento e influência na arte da persuasão”. Organizado pela Vara de Execuções Criminais (VEC) do Vale do Paraíba com apoio do Conselho da Comunidade, o assunto foi tratado com exclusividade para 86 agentes de segurança penitenciária e demais servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) na noite de 12 de maio, no espaço do Sest/Senat, em Taubaté.

Ministrada por Eugênio Ferrarezi, coach e fundador do Instituto Ferrarezi – organização com expertise em soluções corporativas e treinamento profissional –, a palestra teve enfoque na inteligência emocional. Quando bem trabalhada, esse tipo de inteligência pode ser usada a favor de uma carreira profissional de sucesso.

Em quatro horas de palestra, Ferrarezi compartilhou ensinamentos práticos para a vida pessoal e profissional dos participantes. Um teste rápido de autoconhecimento foi realizado por todos, que puderam identificar o seu perfil comportamental e assim aprender a potencializar os pontos fortes e a trabalhar internamente os pontos fracos.

Durante a autoanálise de comportamento, os participantes puderam traçar as suas características principais e se reconhecer entre quatro perfis de acordo com metáforas com alguns animais: águia (o idealizador), gato (o comunicador), lobo (o organizador) e tubarão (o executor).

A partir do entendimento de como você se comporta no dia a dia, é possível estabelecer metas e objetivos para o futuro. “Ninguém além de você mesmo pode mudar a sua vida. Uma das estratégias mentais mais interessantes é criar pensamentos com cenas daquilo que você deseja. Isso ajuda a gerar mudanças ao nosso redor”, orientou Ferrarezi.

Para a juíza corregedora e coordenadora do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) /9ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), Sueli Zeraik de Oliveira Armani, experiências como essa são importantes para a valorização do Agente de Segurança Penitenciário (ASP). “O ASP é o primeiro agente ressocializador em contato com o preso; ele é o primeiro na linha de recuperação. Por isso, é fundamental que ele se sinta valorizado. Ele tem um papel importante na sociedade, tanto para o preso como para o sistema prisional. Na unidade prisional, o ASP representa o Estado e é ele quem, de alguma forma, ‘devolve’ esse indivíduo para a sociedade”, falou a juíza.

Imersão total

Nos dias 20 e 21 de maio, alguns agentes penitenciários puderam ter uma vivência mais profunda sobre si mesmo. Após sorteio realizado no dia da palestra “Relacionamento e influência na arte da persuasão”, seis participantes foram contemplados com um final de semana num hotel em Guararema e assim aprenderem mais a respeito deles mesmos.

Ao todo, foram 25 horas de treinamento, que envolveu dinâmicas e troca de experiências. Durante o curso Alpha, os integrantes aprenderam mais sobre desenvolvimento pessoal, equilíbrio emocional, autoconhecimento e capacitação comportamental.

Um dos responsáveis pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Corevali, Alexandre Campos, participou do curso Alpha e se disse surpreso com a intensidade das práticas vivenciadas em apenas dois dias. “A gente aprende a conhecer a gente mesmo e assim consegue entender melhor as outras pessoas. Lá, eu pude trabalhar meus medos e aspectos competitivos da minha personalidade. Com certeza, a experiência ressignificou a minha vida e a de outros colegas, tanto pessoal como profissional”, afirmou.

Até o fim do ano, serão oferecidas mensalmente cinco vagas a servidores da Coordenadoria Regional do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) para participarem do curso Alpha. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Deecrim/9ª RAJ e o Instituto Ferrarezi, cujo objetivo é motivar e disponibilizar ferramentas de aprimoramento para os servidores da SAP com atuação no Vale do Paraíba e Litoral.

aasassa
Topo