01/06/17 | Eliane Borges – Croeste

Amor maternal ultrapassa portões dos presídios

Dia das Mães é comemorado com concurso de redação entre sentenciados, almoços para visitantes e homenagens a servidoras

Todo mundo tem alguém para chamar de mãe. Esse foi o tema do concurso de redação realizado entre sentenciados da Penitenciária de Osvaldo Cruz, como uma dentre diversas ações desenvolvidas pelas unidades prisionais em comemoração ao dia 12 de maio, quando é celebrado o Dia das Mães. A unidade, assim como o Centro de Ressocialização de Araçatuba, também serviu almoço especial para as visitantes. Nos demais estabelecimentos prisionais, as homenagens foram para as servidoras mães.

Para comemorar a data, oito raios habitacionais da Penitenciária de Osvaldo Cruz foram convidados a participar de um concurso de redação sobre o tema e contou com 65 interessados, os quais tiveram os trabalhos orientados e acompanhados pelo Centro de Trabalho e Educação do presídio e por professores da Escola Estadual “Maria Aparecida Lopes’. O objetivo da ação foi levar os sentenciados a reconhecer a importância da figura materna no desenvolvimento pessoal enquanto ser humano, promover momentos de reflexão, resgatar valores como respeito, amor filial e partilha, além de abordar temas como valorização humana, trabalhos desenvolvidos por mães e deveres dos membros de um núcleo familiar. Ao final, as três melhores redações foram premiadas com brindes doados pela empresa parceira Trinys – Só Danças. Os melhores trabalhos de cada sala também foram presenteados.

Mães de reeducandos

Além do concurso, a unidade ainda organizou um almoço diferenciado para os 492 visitantes que estiveram no presídio no fim de semana, dos quais 397 eram mães, servindo feijoada e bolos produzidos pelos próprios sentenciados. Nos dias 13 e 14 de maio, uma refeição especial também foi servida no Centro de Ressocialização de Araçatuba para 137 mulheres, crianças e homens que visitavam o local. Na ocasião, o diretor José Antônio Rodrigues Filho agradeceu pessoalmente aos reeducandos pelo respeito à família e aos servidores do estabelecimento. Na Penitenciária “Luiz Aparecido Fernandes” de Lavínia II, as mães visitantes receberam uma mensagem composta por um desenho, do reeducando F.M.P., e uma poesia escrita pelo servidor Diego Fernando Marine.

Funcionárias

Por intermédio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), as mães servidoras também foram homenageadas com café e almoço especial, sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas. Além disso, na Penitenciária de Irapuru, houve palestra sobre a importância de ser mãe, em um ambiente enfeitado com cartazes elaborados pelos próprios reeducandos e na Penitenciária de Pracinha as funcionárias se divertiram durante uma gincana promovida pela animadora de festas, Elsa Casagrande Cremon.

As demais ações aconteceram na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), nos Centros de Progressão Penitenciária de Pacaembu, São José do Rio Preto e Valparaíso, Centro de Ressocialização de Araçatuba e Penitenciárias de Andradina, Tupi Paulista Feminina, Florínea, Irapuru, Lucélia, Pacaembu, Pracinha, Valparaíso, Presidente Bernardes, Paraguaçú Paulista e Assis.