Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/05/17 | Carlos Alberto de Almeida - CRC

Penitenciárias de Guareí promovem roda de leitura

O projeto é focado nos sentenciados dos ensinos fundamental e médio das unidades prisionais

O evento ocorreu no dia 2 de maio na Penitenciária 2 e no dia 10 na Penitenciária “Nelson Vieira” (P1), nas dependências do pavilhão escolar, por meio do projeto denominado “Roda de Leitura”, em parceria com a Escola Vinculadora do Município de Guareí “E.E. Coronel Castanho de Almeida” e a Fundação “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) onde estiveram presentes servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria Estadual da Educação (SEE).

Para os dirigentes das duas unidades prisionais, o objetivo é despertar na pessoa privada de liberdade, a possibilidade de se transformar em interlocutor dos métodos e habilidades para o seu desenvolvimento pessoal na aprendizagem e no gosto pela literatura.

Fomentar a literatura como ato de prazer e emancipação social, são requisitos para a promoção da cidadania, além de transportar o leitor para o desconhecido propiciando a ele a possibilidade de explorar, decifrar, vivenciar sentimentos e emoções.

“É por meio do hábito da leitura que novas experiências e conhecimentos se solidificam de forma significativa no processo de aprendizagem e construção do ser humano”, acrescentam os diretores do Centro de Trabalho e Educação das unidades prisionais. Eles afirmam que a leitura faz evoluir nas pessoas o senso crítico dos acontecimentos ao seu redor e contribui para refletir sobre os textos, na perspectiva de descobrir possibilidades para transformar sua existência.

O evento teve como alvo os sentenciados dos ensinos fundamental e médio de ambas as unidades e consistiu efetivamente na apresentação de resumos dos livros, contos e teatro pelos reclusos, após realizarem as respectivas leituras, além da elaboração de cartazes e desenhos.

aasassa
Topo