30/05/17 | Mariana Fonseca - Assessoria de Imprensa - SAP

Exposição de arte exibe 30 obras em Cerqueira César

Os quadros foram feitos pelos presos da unidade prisional e reproduzirem obras de artistas nacionais e estrangeiras

O projeto "Arte pela Arte”, realizado na Penitenciária de Cerqueira César, teve sua criação a partir da necessidade de motivar os alunos a participarem das aulas de arte, além de criar nos demais sentenciados a vontade de dar continuidade aos estudos. Com 30 obras já finalizadas, no dia 12 deste mês, foi organizada uma exposição aberta aos servidores da unidade prisional. Contou também com a presença de funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César, do supervisor da Diretoria de Ensino Regional de Avaré, da coordenadoras e professores da escola vinculadora e coordenadores pedagógicos e demais funcionários da Fundação Casa da região.

A idealizadora do projeto, professora Angelica Carmem Salazar Alves, com apoio da direção da unidade e dos professores da escola vinculadora, incentiva que os presos façam releituras de obras de artistas consagrados. Com materiais simples, como cartolina e lápis de cor, os sentenciados traçam mais do que desenhos, eles delineiam a esperança de dias melhores e a possibilidade de usar essas habilidades como fator de reinserção na sociedade.

Na primeira fase do projeto, 47 participantes recriaram quadros de artistas consagrados, como do pernambucano Romero Britto; a pintura do modernismo brasileiro Tarsila do Amaral e do renascentista Leonardo da Vinci.

Cada visitante votou na obra mais fiel à original e três delas foram selecionadas como as melhores. O vencedor da exposição reproduziu uma releitura de Mona Lisa (1503-1506) inspirada no filme Avatar, já o vice fez Neptune's Daughter de Romero Britto e o terceiro colocado refez o quadro Palmeiras (1925), de Tarsila.