19/01/12 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP Inaugura Centro de Detenção Provisória em Taiúva

Esta é a sexta unidade prisional, de um total de 49 que estão sendo construídas, como parte do plano de expansão do Governo do Estado

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Novo CDP é a 6ª unidade prisional do Plano de Expansão       São 49 ao todo

O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou na quarta-feira, 18/1, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, para atender a demanda de vagas prisionais e melhorar as condições de segurança pública da população. Esta é a 6ª unidade prisional entregue de um total de 49, previstas no plano de expansão do governo do Estado. O empreendimento possui uma área construída total 10.861,95 m² e tem capacidade para abrigar 768 detentos em regime fechado.

A cerimônia de inauguração aconteceu no saguão de entrada do CDP e contou com a presença do Secretário da SAP, Lourival Gomes, além do Prefeito de Taiúva, Leandro José Jesus Baptista; Lúcia Maria Casali, Diretora Executiva da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" de Amparo ao Preso (Funap); Carlos Alberto Ferreira de Souza, Coordenador de Unidades Prisionais da Região Noroeste; Mauro Rogério Bitencourt, Coordenador de Reintegração Social e Cidadania da SAP; Carlo Júlio Tarifa Botta, Diretor do CDP de Taiúva; Ethel Cipele, Promotora da 2ª Promotoria e Execuções Criminais de Jaboticabal, além de autoridades civis e militares, diretores de unidades prisionais, funcionários e populares.

“Quando a parceria entre Prefeitura e Estado é harmoniosa, quem ganha é a população”, destacou Baptista. “A construção do CDP é a parcela de contribuição que o município de Taiúva dá para a melhora da segurança pública”, afirmou.

O Secretário Lourival Gomes fez um balanço da atual situação dos presídios em São Paulo e chamou a atenção para a necessidade de se construir presídios, uma vez que a demanda por vagas cresce a cada dia. “O brilhante trabalho das polícias civil e militar é um dos fatores que resultam no número de prisões e se, por um lado, o Estado constroi presídios, por outro, a SAP desenvolve um eficaz programa de reintegração social, de acompanhamento ao egresso e família, além de acompanhar pessoas que cometeram delitos de baixo potencial ofensivo, com o programa de penas alternativas, através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania”, lembrou Gomes.

Após a cerimônia, as autoridades fizeram uma visita às instalações da nova unidade e o Secretário explicou o funcionamento dos respectivos setores, aos presentes.

Raio-X do CDP

O custo do empreendimento é de R$36.054.261,36, integralmente custeado pelo Governo do Estado de São Paulo. Para operação da unidade prisional foram nomeados 253 servidores, através de concursos públicos.

O Projeto prevê ocupação setorizada, em zonas de atividades diferenciadas, visando o controle e a segurança do acesso, fluxo e circulação de pessoas, com os setores interno e externo, separados pela Muralha de Segurança.

Os atuais centros de detenção provisória são projetados com características diferenciadas dos já existentes, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. A grande novidade fica por conta do pavilhão de trabalho e de serviços – como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos – e salas de aula, além dos setores de inclusão, saúde, lavanderia e padaria.

Os novos modelos são construídos com base em sólidos projetos de engenharia que primam pelas boas condições de custódia dos presos, com foco na segurança e na ressocialização. As novas unidades contam com toda infraestrutura para abrigar atividades laborais e educativas.

Outro aspecto importante é a regionalização das novas unidades, pois com o número e a localização dos presídios que estão sendo construídos haverá a possibilidade de aproximar o preso da família e proporcionar o cumprimento da pena de maneira mais digna e humana.

Setor Interno

O Setor Prisional é constituído pelo edifício da inclusão, triagem e saúde, edifício de serviços – onde se localiza a cozinha industrial, salas de aula, circulação central e galeria. Em seguida, interligados pela galeria ficam os oito raios – cada um com pátio de sol exclusivo e capacidade para abrigar 96 (noventa e seis) detentos, além dos edifícios de serviços para trabalho.

Na muralha de segurança localizam-se as torres de vigia, sendo uma em cada canto e as guaritas intermediárias. No acesso ao setor interno da unidade prisional localiza-se a portaria da muralha.

Setor Externo

O Setor Externo abriga a área de espera para visitantes, portaria-mirim, residências dos diretores, reservatório elevado, edifício da administração e as edificações auxiliares: abrigo de lixo, subestação e abrigo de gás. O complexo conta com estacionamentos localizados dos lados direito e esquerdo da unidade prisional e em frente ao edifício da Administração.

O paisagismo abrange o plantio de grama, implantação de pisos destinados à circulação de pedestres e veículos motorizados, além do tratamento dos taludes.

O CDP de Taiúva está localizado na Estrada Municipal TAV-227, a 257 metros do retorno na Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP 326, Km 359+600m.