Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/05/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Duas unidades prisionais realizam Jornada de Cidadania em Tremembé, interior de São Paulo

Ao todo foram mais de 4 mil atendimentos para reeducandos de unidade masculina e feminina na região do Vale do Paraíba

Mais duas edições da Jornada de Cidadania e Empregabilidade foram realizadas em abril por unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais do Vale do paraíba e Litoral (Corevali). Durante uma semana, foram feitos mutirões de atendimentos nas áreas da saúde, cidadania e judiciária. O objetivo central do evento é oferecer a homens e mulheres privados de liberdade, o protagonismo necessário para que retomem suas vidas normalmente após o cumprimento das respectivas penas.

A Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” sediou a Jornada no dia 5, já o Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha”, no dia 12. Além dos serviços comumente oferecidos, as unidades ainda disponibilizaram cortes de cabelo, exposição de artesanato e apresentação de teatro.

Ambas as jornadas realizadas na cidade de Tremembé, interior de São Paulo, ocorreram sob a organização da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Corevali.

As atividades na Feminina

Entre as atividades no dia da Jornada, a Penitenciária Feminina I de Tremembé realizou a expedição de documentos civis para as reeducandas. A ação é importante porque colabora com o resgate da cidadania do indivíduo cerceado de liberdade.

Com o suporte de parceiros, a SAP disponibilizou a atualização de RGs e a expedição de Carteiras de Trabalho para 46 mulheres. As participações em palestras somaram mais de 360 reeducandas, momento em que elas tiveram a possibilidade de receber informações úteis a respeito de temas diversos, inclusive sobre o universo feminino.

Tais oportunidades se traduzem, portanto, como uma forma concreta de oferecer às reeducandas parte das condições mínimas para o retorno à sociedade. “A jornada é a compilação do trabalho que é feito no dia a dia e sua relevância consiste em envolver os diversos segmentos sociais na oferta de maiores condições para que as mulheres presas saiam, de alguma forma, melhor do que entraram e não voltem à criminalidade, explica a diretora da Penitenciária Feminina I de Tremembé, Eliana Maria de Freitas Pereira”.

Além de atividades voltadas para a cidadania, a unidade contou com oficinas de scrapbook – técnica para personalizar agendas e cadernos – e espaço de beleza com cursos rápidos de depilação e automaquiagem. Na área da saúde, o destaque ficou por conta da coleta de exames papanicolau em que foram feitos 50 atendimentos.

A cultura fez parte da semana da jornada com duas peças teatrais apresentadas em dias diferentes. “A Morte” foi a primeira peça exibida, quando as reeducandas encenaram as leis trabalhistas e a valorização da família. A outra, intitulada “Debate Político”, tratou da importância do voto eleitoral e orientou sobre a escolha de candidatos. Ambas as peças fazem parte do Programa Educação para o Trabalho e Cidadania da Funap.

Atividades no CPP de Tremembé

Na unidade masculina de regime semiaberto do Vale do Paraíba, o CPP de Tremembé, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade foi uma ocasião para oferecer vários serviços aos reeducandos. Ao todo, foram confeccionados 521 documentos civis, como CPF, RG, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalh. Os atendimentos jurídicos chegaram à marca de 340 processos analisados.

Palestras sobre empregabilidade, auxílio reclusão, saúde bucal e prevenção de câncer de boca, tuberculose, entre outros, preencheram todo o dia da jornada. Cerca de 470 reeducandos puderam aprender e trocar informações com profissionais especializados. Na área da saúde foram realizados mais de 2 mil atendimentos, como testes de glicemia, tuberculose, hipertensão e HIV, além de vacinação contra a gripe.

O reeducando Wandick, de 31 anos, fez uma exposição na área comum do prédio, para os colegas conhecerem e apreciarem suas obras feitas de sabão e papelão. Segundo ele, além de divulgar o trabalho, a oportunidade foi importante para incentivar seus colegas privados de liberdade a aprender a arte. “Isso é um lazer para mim”, disse.

Para a diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) do CPP de Tremembé, Cleonice de Jesus, a jornada é um momento em que o sentenciado se sente valorizado. “Este evento é uma ocasião em que dedicamos ainda mais atenção às ações de reintegração para o reeducando. E ele percebe isso, pois colocamos à disposição dele [reeducando] perspectivas positivas e possíveis de mudança de vida para quando ganhar a liberdade”, avaliou.

Atendimentos da Penitenciária Feminina I de Tremembé

Emissão de Cédula de Identidade (RG) – 42
Emissão de Carteira de Trabalho – 4
Atendimentos Jurídicos – 14
Participação em palestras – 363
Oficinas – 28
Orientação automaquiagem – 32
Curso de depilação egípcias – 91
Atendimentos de saúde – 50
Total: 624

Atendimentos do Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé

Emissão de Cédula de Identidade (RG) – 37
Emissão de CPF – 228
Emissão de Carteira de Trabalho – 26
Certidão de Nascimento – 230
Participação em palestras – 468
Atendimentos Jurídicos – 340
Atendimentos de saúde – 2.084
Corte de Cabelo – 27
Total: 3.440

aasassa
Topo