Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/05/17 | Assessoria de Imprensa - Funap

Seminário celebra Dia Mundial do Livro

Além de festejar a data, o encontro serve para pensar em melhorias no projeto

A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), em parceria com o Instituto Palavra Mágica, realizou no dia terça-feira 18/04, na cidade de Ribeirão Preto o Seminário "Clubes de Leitura no Sistema Prisional: Experiências em Ribeirão Preto e Região".

A ação foi concebida para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, comemorado no dia 23 de abril. William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Monteiro Lobato foram os autores homenageados. A data de aniversário do último, inclusive, foi o motivo de escolha para o dia da realização do evento, quando também é festejado o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

No momento existem 18 clubes de leitura espalhados só nas penitenciárias de Ribeirão Preto, Franca, Serra Azul, Jardinópolis, Araraquara, Taiúva e Pontal que contam com a participação de 270 homens e mulheres reeducandos. A parceria entre Funap e Instituto Palavra Mágica vem desde 2009 e nas palavras de Silvio Luís do Prado, gerente regional da Funap em Ribeirão Preto, realizar a celebração já é uma tradição para comemorar o Dia Mundial do Livro e avaliar e discutir o funcionamento e novas estratégias de atuação.

A programação foi composta por vídeos com depoimentos de Carlos Andrade, ex-monitor do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania: "De Olho no Futuro", da Funap, e do escritor Menalton Braff, que falou sobre a participação no Clube de Leitura do Centro de Ressocialização (CR) Masculino de Araraquara. Palestras com José Antonio Gonçalves Leme, superintendente da Funap e Galeno Amorim, presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura/Instituto Palavra Mágica.

Além da exibição de reportagem feita pela Globo News sobre o projeto Clubes de Leitura, também compuseram o seminário as apresentações do grupo Leia Mulheres e das ações da Fundação do Livro e Leitura, ambos de Ribeirão Preto.

Os Clubes de Leitura fazem parte do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - "De Olho no Futuro". O evento ainda contou com o apoio do Grupo de Ações Regionais de Trabalho e Educação (Grate), da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN) e da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e com a presença de especialistas em políticas públicas, gestores de unidades prisionais e mediadores de leitura que atuam no projeto Clubes de Leitura Palavra Mágica em Presídios.

aasassa
Topo