Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/05/17 | Sonia Pestana – Coremetro

#Agita SAP retrata momentos de ação

Funcionários da Coremetro praticam atividades físicas em apoio ao “Agita São Paulo”

No que depender do Grupo de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), o período de 3 a 7 de abril já faz parte do calendário de ações de saúde da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Em apoio ao movimento anual Agita São Paulo, a SAP aderiu à ação como forma de incentivar os servidores à prática de atividade física.

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) registrou ação na base dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). Para Helton da Silva, AEVP formado em educação física, os exercícios contribuem para a melhora da circulação sanguínea, aumento da resistência, disposição e bom-humor, além de prevenir o risco de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, hipertensão e obesidade. Em resultado da adesão, no dia 02/04, cerca de 20 servidores participaram de uma corrida no quadrilátero entre a estação Carandiru do metrô e o Parque da Juventude, em São Paulo.

Os servidores da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) estrearam em alto estilo os equipamentos de ginástica ao ar livre. Apesar de terem sido adquiridos há algum tempo, somente neste ano os equipamentos foram instalados no espaço de bem-estar dos servidores, localizado em área reestruturada da unidade prisional.

O Agita SAP foi levado ao pé da letra na Penitenciária “Mário de Moura Albuquerque”, de Franco da Rocha 1. A ação fez parte de uma dinâmica do projeto “Cuidando do Cuidador”, que tem por objetivo valorizar, motivar e acolher o servidor público na unidade prisional.

A psicóloga Alessandra Monteiro comandou a iniciativa na unidade de Franco da Rocha. A ação serviu para unir ainda mais a equipe num ambiente descontraído que contou, inclusive, com sorteio de brindes entre os mais de 20 participantes. A ação de ginástica laboral foi conduzida pela servidora Joelma Santos, auxiliar de enfermagem com formação em educação física.

Já na Penitenciária “Asp Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, a direção da unidade, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) investiu em palestra sobre saúde e qualidade de vida. Cerca de 40 servidores participaram da ação comandada pelo educador físico Fabiano Santos, especialmente convidado para a iniciativa Agita SAP.

aasassa
Topo