05/05/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Projeto inovador na área de saúde conquista prêmio por beneficiar unidades prisionais de Franco da Rocha

Cosems premia parceria entre prefeitura, Instituto Acqua e Secretaria de Administração

Desde 2008, o Congresso de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) promove a premiação das experiências bem-sucedidas na rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), nas mais diversas cidades do país. Na 31ª edição do Cosems, com premiação em 22, 23 e 24 de março, foram inscritos 378 experiências de 59 prefeituras. Entre os 10 melhores está o trabalho “Implantação de Estratégias de Saúde no Sistema Prisional de Franco da Rocha”, que vem beneficiando cinco estabelecimentos penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) no município.

O projeto premiado foi inscrito pela Secretaria de Saúde de Franco da Rocha que, desde 2015, tem o Instituto Acqua à frente das ações. “Esse reconhecimento nos dá a oportunidade de colocar em evidência o que temos feito na prática em relação aos princípios do SUS, principalmente no que diz respeito à equidade de acesso à saúde”, avaliou Priscila Rodrigues, coordenadora técnica do Acqua em Franco da Rocha.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, deu ênfase ao trabalho em parceria. “A dedicação de todas as pessoas envolvidas gera resultados que comprovam o bom andamento do projeto. Oferecer acesso a atendimentos de saúde que antes só eram obtidos por meio de remoções é um avanço que leva também dignidade e mais qualidade de vida para essa população", afirmou.

Só na região de Franco da Rocha, perto de 10,6 mil reeducandos recebem atendimentos nas áreas de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Tuberculose, Controle de Diabetes e Hipertensão, Hanseníase e demais dermatoses, DST/HIV e Hepatites, entre outras demandas. Além da atenção à saúde, o projeto inclui ações preventivas, palestras e diversas atividades educativas realizadas por equipes que incluem médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem contratados pelo Instituto Acqua.

Resultados alcançados

Segundo a coordenadora técnica do Acqua, o projeto conta com o trabalho de 10 equipes de atenção básica para assistência à população privada de liberdade. De acordo com ela, os resultados alcançados pelo Instituto comprovam a eficácia do projeto, que funciona como complemento aos trabalhos já executados pelas equipes técnicas dos servidores nas unidades prisionais.

Levando em conta os fatores estruturais, aliados muitas vezes ao sedentarismo e à insalubridade da prisão, os reeducandos estão sujeitos a inúmeras doenças, redução da imunidade e à perda da saúde. Para Pricila, o trabalho das equipes de saúde do Acqua passaram a contribuir para um aumento no número das notificações. Bom exemplo está nos relatos de três casos de Aids, em 2015, para seis, em 2016, e de quatro casos de surtos, para 12 no ano passado. Paralelamente, nos relatos do Instituo Acqua, no ano de 2016, também constam a detecção de dois casos de Hanseníase, três de Hepatites virais e 32 de Sífilis adquiridas.

Para a Coordenadora de Saúde do Sistema Prisional, Solange Pongelupi, a parceria instituída por meio da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite 62 (CIB) do estado de São Paulo que garante o atendimento de qualidade, respeitando os princípios fundamentais do SUS, provendo a saúde do preso no nível da atenção básica mediante incentivo financeiro estadual aos fundos municipais. “O prêmio recebido é de grande relevância, pois demonstra que em parcerias entre estado e município é possível disponibilizar um atendimento de excelência à população prisional”, enfatizou.