Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/05/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Servidores da SAP participam de palestra motivacional

Agentes penitenciários da Corevali são beneficiados com ciclo de palestras temáticas durante o ano; a ação é fruto de uma iniciativa da VEC local

As atuais dinâmicas do mercado de trabalho exigem cada vez mais capacidades, até então desconhecidas pelos profissionais. As novas tecnologias de comunicação, a urgência da informação e um ambiente corporativo extremamente competitivo pedem adaptações, tanto para patrões como para funcionários – este panorama não exclui os servidores públicos. Pensando nisso, os agentes penitenciários da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) passam a desfrutar ao longo do ano de uma série de palestras com enfoque motivacional.

A ação é possível graças a uma iniciativa da Vara de Execuções Criminais (VEC) do Vale do Paraíba, com apoio do Conselho da Comunidade, que estabeleceu uma parceria com a Lobo Eventos – especialista na região em realizar e organizar eventos corporativos e sociais. O objetivo é aumentar a eficácia do sistema prisional por meio de palestras temáticas, melhorando a autoestima do servidor, ao mesmo tempo em que é estimulado o diálogo a respeito de assuntos que guardam relação direta ou indireta com a rotina de trabalho.

Por meio desta parceria, a Lobo Eventos irá disponibilizar, ainda neste ano, uma média de 200 vagas por palestra para os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vinculados à Corevali. Trata-se de um entendimento entre o Judiciário, o Estado e a sociedade civil – que passa a ter a compreensão da importância em também se envolver com a questão prisional.

A vida que vale a pena

Para abrir esse ciclo de palestras, 230 servidores das unidades prisionais da região e da própria coordenadoria prestigiaram a última apresentação de Clóvis de Barros Filho, um dos principais filósofos do momento. No dia 28 de março, o jornalista e professor universitário esteve em Taubaté para falar sobre “A vida que vale a pena ser vivida”. Somente nesta palestra, se a SAP tivesse de pagar pela participação dos funcionários, o investimento representado em capacitação de agentes seria em torno de R$ 30 mil, mas graças à parceria, não teve custos.

Em uma hora de fala, Clóvis de Barros Filho citou pensadores clássicos, como Platão e Aristóteles, e contextualizou o seu discurso a partir de fatos da atualidade. Ele destacou a importância de se valorizar o que já se possui, ao invés de simplesmente cultuar um amor platônico por aquilo que não tem. Profissionalmente, o palestrante reforçou a necessidade de acreditar naquilo que se faz.

O discurso em tom filosófico e com doses de humor, agradou a plateia. Segundo a diretora de Finanças da Corevali, Rosivane Marques da Silva, a palestra levantou questionamentos que podem ser levados para a vida pessoal. “Me fez repensar sobre nossos sonhos e nossa constante busca pela felicidade. Nesse sentido, ele nos leva a acreditar que não existem receitas, manuais para uma vida sem problemas. Indubitavelmente, a vida que vale a pena ser vivida é o hoje, o presente, e ter sabedoria e discernimento diante das dificuldades, fazendo dos obstáculos do cotidiano a nossa força para procurarmos fazer a vida valer a pena a cada amanhecer”, reflete Rosivane.

aasassa
Topo