Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/04/17 | Kelma Jucá - Corevali

Coordenador da Corevali recebe honraria da Polícia Militar

Em evento que marcou a celebração dos 120 anos de corporação militar, servidor da SAP com atuação no Vale do Paraíba é homenageado

Uma solenidade especial serviu para estreitar os laços entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Polícia Militar. A ocasião se deu por conta da comemoração dos 120 anos do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) “General Júlio Marcondes Salgado”, celebrado no dia 21 de março. Na data, o coordenador das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Nestor Pereira Colete Junior, participou como convidado especial.

No evento, ele recebeu a medalha 1º Centenário quando representantes de diferentes setores do Vale do Paraíba estiveram reunidos na sede do BPM/I, em Taubaté.

A condecoração é outorgada para homenagear personalidades civis e militares que, em razão de suas atividades, prestam preciosa colaboração no desempenho de suas funções ao povo paulista. A honraria foi instituída por decreto estadual de 2009.

O 5º BPM/I é responsável por atender 10 cidades da 2ª sub-região da RMVale: Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.

Breve currículo

Nestor Pereira Colete Junior é formado em Direito e ingressou na Secretaria da Administração Penitenciária em 1994. Desde então, tem escrito uma trajetória profissional exemplar, com passagens em diferentes áreas na SAP. Ao entrar no sistema penitenciário, assumiu primeiramente como oficial administrativo na Penitenciária de Presidente Bernardes, na região Oeste de São Paulo.

Em 1995, foi para a Penitenciária I de Presidente Venceslau onde foi responsável no setor de finanças e no setor de compras da seção de material e patrimônio; em 1997, foi designado para a função de diretor do Núcleo de Reabilitação. De 1998 a 2001, exerceu o cargo de diretor de Divisão do Centro de Qualificação Profissional e Produção, na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira de Presidente Venceslau. Em 2001, assumiu a diretoria geral da Penitenciária de Dracena, estando à frente da unidade por 14 anos, período em que a penitenciária se tornou uma das mais seguras do Estado de São Paulo.

No período da diretoria em Dracena, a partir de 2011, também participou ativamente da Célula de Intervenção Rápida (CIR) da unidade, atuando como comandante administrativo e operacional nas ações – com atuação inclusive na Penitenciária de Tupi Paulista.

Enquanto diretor em Dracena, Colete Junior ganhou, em 2012, um Prêmio Mario Covas, além de ser finalista do Prêmio Inovare pelo “Programa Semear”, na categoria inovação em gestão pública. Hoje copiado com sucesso em mais oito regiões, o “Programa Semear” contempla a ressocialização de sentenciados por meio do plantio de mudas em áreas ambientalmente degradadas.

No dia 7 de julho de 2015, assumiu o cargo de coordenador da Corevali, passando a comandar 18 unidades prisionais do Vale do Paraíba, do Alto Tietê e do Litoral Norte e Sul. Entre os estabelecimentos penais, estão inclusos sete centros de detenção provisória, oito Penitenciárias, um Centro de Ressocialização e dois centros de progressão penitenciária.

aasassa
Topo