10/01/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Onde está o tesouro?

Detentas da Penitenciária Feminina da Capital apresentam musical

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Presas de diversas nacionalidades unidas em musical de final de ano

“Superando os problemas é que a gente cresce, trabalhando duro a vitória acontece. Se não acredita em mim, vê se me esquece. Mereço uma chance, quem não merece?”, paródia da música “Mas que nada” – Black Eyed Peas, por Fábio Boca voluntário e rapper do projeto Almas em Movimento.

Foi em um palco improvisado na capela da unidade e com plateia lotada, que as reeducandas da Penitenciária Feminina da Capital emocionaram a todos os presentes na apresentação de final de ano do Projeto Voluntário Almas em Movimento.

O musical de 2011 contou com a participação de 47 alunas, 11 brasileiras e o restante do elenco estrangeiras vindas de mais 19 países. Desenvolvido há quatro anos em parceria com a direção da unidade, o programa recebeu menção honrosa pela participação no Concurso Prêmio Nacional de Boas Práticas promovido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Era uma vez...

Há muito tempo vivia na cidade de Basrah uma jovem chamada Fahima, o significado do seu nome é: aquela que compreende. A princesa das estrelas vive uma paixão cega, engravida e é abandonada. Desorientada pelo caos em que se encontra a sua vida atual, ela sai à procura do seu “verdadeiro” tesouro, ou seja, do seu retorno a si mesma.

Mulheres de diversas origens cruzam seu destino e através de suas experiências, tentam indicar à Fahima, o caminho da sua busca. Mas apenas quando a princesa chega à montanha mais distante e depois de muita procura ela descobre qual é o seu verdadeiro tesouro: a felicidade está em celebrar e agradecer.

Para a coordenadora do projeto Mônica Jurado, a estória escolhida não é pertinente apenas às mulheres encarceradas, mas as de todas as idades, religiões e culturas. “Ao cantarmos e dançarmos nossas dores e tesouros, acabamos por compreendê-los melhor, sobre todos os aspectos”, reflete Mônica.

Ainda segundo a coordenadora, a intenção do programa é revelar o delicado e corajoso universo feminino, suas conquistas e ambições internas, levando assim um outro olhar ao mundo extramuro.

Com duas aulas semanais de 1h15 de duração cada, o projeto proporciona às reeducandas o aprendizado de técnicas de voz e palco, dança do ventre, percussão, flauta, circo, princípios de cenografia e iluminação, a fim de lhes possibilitar todas as ferramentas necessárias para uma montagem cênica avançada.

Os diversos voluntários, cerca de um para cada seis a oito alunas, possuem formação artística e procuram estimular a produção de poemas e músicas, que costumam ser utilizados nas produções, além de dar expansão ao talento e aptidão natural de cada uma.

O musical de 2011 ainda não é o resultado final. O processo deverá avançar em 2012. A ideia é continuar na busca por encontrar os fragmentos esquecidos no decorrer das histórias dessas mulheres que muitas vezes deixam para trás suas verdadeiras essências e se esquecem de quem realmente são.