18/04/17 | Caio Daniel – CRN/SAP

Reeducandos celebram o Dia Mundial da Água

Apresentação de canção, confecção de cartazes e participações em palestras marcaram a data festiva

Em 22 de março, as unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) realizaram atividades que marcaram o Dia Mundial da Água. A data celebra a importância deste bem para a humanidade e para o ecossistema e serve para sensibilizar a todos sobre os cuidados que devem ser tomados para não desperdiçá-lo.

Para isso, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promoveu uma série de ações que visam conscientizar, não só os presos, mas também os servidores e a sociedade.

Coral

Um coral de seis reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Lins participaram de evento na Prefeitura Municipal; eles apresentaram a canção “Planeta Água” de Guilherme Arantes. A atividade faz parte de ações de reintegração social promovidas pela SAP que visam preparar os sentenciados para retomarem a vida após saírem do cárcere. O objetivo também é aproximar a sociedade do sistema prisional. “Esses homens logo estarão retornando para suas famílias e para a sociedade. Todos devemos estar preparados para recebê-los”, comentou um dos participantes do evento enquanto parabenizava o coral.

Os presos também fizeram exposição de maquetes, painéis, cartazes e histórias em quadrinhos alusivos ao Dia da Água.

Exposição

Na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, as reeducandas criaram o projeto “Água nossa de cada dia”. Trata-se de uma exposição de cartazes e trabalhos manuais feitos por elas, para conscientização sobre o desperdício de água. Os trabalhos foram expostos numa ampla sala da unidade prisional.

Palestras

No CR de Ourinhos houve apresentação de palestra sobre os rios e riachos da região e atendeu cerca de 85 reeducandos que, ao final da atividade, foram convidados a deixar uma mensagem sobre o tema abordado. “Eu não tinha ciência e nem interesse da importância dos rios que passam pela nossa região, mas a partir de agora quero fazer parte disso tudo: da economia, do cuidado com o desmatamento e meio ambiente”, relatou o sentenciado H.S.F.

Detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César também participaram da palestra “A importância e o uso adequado da água”, ministrada pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Turismo.

Vistorias

Profissionais que trabalham no setor de manutenção do CDP de Cerqueira César aproveitaram a data para realizar vistorias em torneiras de toda a unidade. Aquelas que apresentaram problemas foram reparadas ou trocadas.

Unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) que participaram do Dia Mundial da Água.

• Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César
• Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara