09/01/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto Acolhimento é realizado na PI de Potim

Reeducandos recém-chegados são orientados sobre o funcionamento da unidade prisional

Nas palestras são abordados assuntos como estrutura física e funcional da penitenciária

A Penitenciária I (PI) de Potim promove o Projeto Acolhimento, no qual são fornecidas palestras e discussões semanais direcionadas aos senten- ciados recém-chegados no estabelecimento prisional, oferecendo informações a respeito da estrutura física e funcional do local. A finalidade é estimular a reflexão e, consequentemente, suscitar o entendimento do cotidiano da unidade e uma boa convivência carcerária.

As palestras, realizadas pela equipe do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (CRAS) no setor de ensino do presídio, orientam os detentos sobre as responsabilidades e atividades de todas as diretorias da PI, bem como situações relacionadas à saúde, assistência social, trabalho e educação. “Conhecendo melhor a unidade prisional em que se encontra, o reeducando terá melhores condições de acompanhar esta nova fase e saber melhor dos seus direitos e deveres”, explica o diretor da penitenciária, Gustavo Testa Fernandes.

Profissionais da SAP dão orientações aos reeducandos recém-chegados na PI de Potim


O projeto foi implantado há cerca de um ano e meio, obtendo resultados positivos durante todo o período de desenvolvimento. “A comunicação entre o setor de reintegração social e os reeducandos melhorou muito, otimizando o conhecimento e, consequentemente, a resolução de problemas. Além disso, é proporcionado um espaço real dentro do sistema, que faz com que os reeducandos se percebam como cidadãos e deem seus primeiros passos rumo à reintegração consciente na sociedade”, comenta Fernandes.