05/04/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Sem pausa e sem crise no aprendizado

Primeiro trimestre é marcado pela realização de diversos cursos profissionalizantes nas unidades prisionais da Croeste

Nos estabelecimentos prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não há o que se falar em pausa, muito menos em crise, quando o assunto é educação. Contrariando o dito popular de que no Brasil o ano só se inicia realmente após o carnaval, as unidades subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) seguiram a todo vapor, no primeiro trimestre, cumprindo o cronograma voltado ao ensino de cursos profissionalizantes, independente do calendário letivo.

Como prova disso, os sentenciados tiveram até o final de março para se dedicar ao curso de informática básica que ocorreu nas Penitenciárias “Luiz Aparecido Fernandes de Lavínia” (PII), “Nestor Canoa” de Mirandópolis (PI) e Flórida Paulista e nos Centros de Ressocialização (CR) de Araçatuba e Birigui. As aulas são fruto da parceria entre a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), unidade prisional e prefeitura de Mirandópolis, responsável pela emissão dos certificados.

Neste período, reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto concluíram o curso de eletricista predial de baixa tensão, enquanto a Penitenciária de Riolândia dava continuidade ao curso de marcenaria, com previsão de término para o mês de maio. Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a prefeitura municipal, houve conclusão do treinamento para Assistente Administrativo no CR de Araçatuba e início na PI de Mirandópolis, que também realizou o curso de mecânica em motor ciclo diesel.

Em fevereiro, várias unidades iniciaram o curso de pintor de obras pelo Programa Via Rápida, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Ifnsuldeminas), via Pronatec: CR de Araçatuba e Birigui, CPP’s de Pacaembu, Valparaíso e São José do Rio Preto e penitenciárias de Lucélia, Tupi Paulista Feminina, PI de Mirandópolis, PI de Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Dracena e Flórida Paulista.

No CR Feminino de São José do Rio Preto as sentenciadas seguiram aprendendo técnicas de cabeleireiro, cujas aulas estão previstas para terminar em abril deste ano. Na Penitenciária de Andradina, os privados de liberdade iniciaram um curso de costura em máquina reta e overloque, que deve acontecer até dezembro de 2017, via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Por fim, o CPP de Valparaíso (CPP) concluiu o curso de panificação para reeducandos, ministrado pelo Ifsuldeminas, via Pronatec.