Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/04/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Jornadas de Cidadania presta homenagem às mulheres

Em meio aos atendimentos de cidadania, unidades femininas deram destaque à comemoração do Dia da Mulher

As homenagens ao Dia Internacional da Mulher na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não se limitaram apenas a 8 de março. Por conta das jornadas de cidadania e empregabilidade, da Coordenadoria das Unidades Prisionais da região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), a data foi lembrada por meio de mensagens de vídeo, discursos e serviços especiais para as sentenciadas da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) e do Centro de Progressão Penitenciário “Marina Marigo Cardoso de Oliveira”, do Butantan, respectivamente nos dias 8 e 14 de março.

Na empreitada da Jornada, a SAP conta com a parceria da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), da Coremetro, do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD), da Receita Federal e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), entre outros. A partir desse suporte, a jornada leva para dentro do sistema prisional, profissionais e instituições da sociedade para ajudar no processo de ressocialização das presas.

PFC - Homenagens oficiais

Na cerimônia de abertura da 3ª jornada da PFC, dia 8 de março, não faltaram homenagens alusivas ao dia da Mulher. O coordenador da Coremetro, Antonio José de Almeida citou sete personagens bíblicos femininos. Ele deu destaque às suas qualidades que as tornaram diferentes das demais mulheres de sua época. Segundo Almeida, as mulheres podem se inspirar nos exemplos de Ruthe que se destacou por sua lealdade, Esther pela coragem, Deborah pela liderança, Rebeca por ser temente a Deus e agir com empatia, Dorcas por ser dadivosa, Ana que perseverou em oração e Maria que teve o privilégio de ser a mãe de Jesus.

Já a juíza corregedora adjunta do Departamento de Execuções Criminais (Deecrim) da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), Carla Kaari, que também esteve na penitenciária feminina, enfocou o importante papel da Jornada, sentido de que a ação vem ao encontro da Lei de Execução Penal ao respeitar o princípio da dignidade humana. Em referência às comemorações do dia 8 de março, a juíza destacou que é um privilégio especial ser mulher e poder gerar outra vida.

Coube à diretora da PFC, Ivete Barão de Azevedo Halasc, dar o merecido destaque aos servidores e reeducandas que não mediram esforços para que a jornada acontecesse. De acordo com a diretora, todas as ações foram pensadas em benefício das sentenciadas. Ela destacou, inclusive, a iniciativa da unidade na execução de um book com fotos especialmente produzidas por equipe de profissionais. Segundo seus cálculos, cerca de 60% das sentenciadas participaram da ação e os resultados foram surpreendentes com reflexos positivos na disciplina da unidade.

A Jornada do CPP do Butantan

Em meio à grande expectativa, cerca de 180 sentenciadas participaram da cerimônia de abertura da III Jornada de Cidadania do CPP do Butantan. A diretora substituta da unidade, Andrea de Paula Felipe, destacou o serviço de emissão de documentos como um dos pontos fortes da ação, já que prepara a sentenciada para a vida em liberdade.

Representando a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), a gerente regional Marli Terezinha Gomes falou sobre a importância da ação de cidadania na unidade prisional e orientou as sentenciadas para que usem seus direitos conquistados em benefício de dias melhores. Em nome da direção do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da Coremetro, Diego Ferracini classificou a Jornada de Cidadania como um evento de peso em benefício das sentenciadas. Segundo ele, as ações de cidadania no primeiro trimestre de 2017 já somam 11 mil atendimentos.

Participaram, ainda, do evento de abertura Dejane Fonseca, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, Fabiano José Carmelo Vieira, diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Osasco II e Davi José Telli, diretor do CDP Osasco I, entre outras autoridades.

Atendimento PFC e CPP Butantan

Nas unidades femininas, além dos serviços essenciais oferecidos, como exames de saúde, emissão de RG, CPF e Certidões de Nascimento ou Casamento, as jornadas também disponibilizaram exames de citologia oncótica ou Papanicolau, depilação, corte de cabelo, esmaltação, yoga, meditação e Reike. Não faltaram apresentações musicais, teatro, dança circular, coral e atividades circenses.

Em um rápido balanço das ações na PFC, os atendimentos superaram as expectativas. Na área de saúde, 780 atendimentos foram realizados, num leque variado de atividades que vai da aferição de pressão aterial até exames de citologia oncótica, entre outros. Em se tratando de palestras, a assistência foi de 158 reeducandas que participaram de bate-papos animados com abordagens diferenciadas, a exemplo da importância de beber água, respiração, meditação e empregabilidade.

Na área de beleza foram realizados 90 cortes de cabelo e 45 limpezas de pele e depilação. A jornada da PFC também contou com o apoio do Coral da Receita Federal que movimentou 130 vozes. No total foram feitos 1.405 atendimentos.

Parte dos resultados de ressocialização foi alcançado em função do trabalho de parceiros de longa data. A Funap, por exemplo, está presente na unidade prisional com o Programa de Educação para o Trabalho (PET), atividades teórico-práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades na reinserção na vida em sociedade.

Num outro extremo, as jornadas deram o merecido destaque à participação das instituições religiosas e Organizações Não Governamentais (Ongs). Juntas, elas promoveram atividades diversificadas que contaram com significativa adesão por parte das reeducandas que cumprem sentença nos estabelecimentos penais.

No CPP do Butantan, o apoio veio de instituições religiosas, como a Igreja Universal, por meio de atendimento profissional na área odontológica. Paralelamente, foram distribuídos cerca de mil kits de higiene bucal, contendo escova e creme dental. Ainda, em se tratando de instituição religiosa, está a dinâmica motivacional que foi feita por voluntárias da Igreja Assembleia de Deus e esmaltação em 52 reclusas.

Coube às Ongs promoveram atividades de yoga, palestra com integrante do grupo Afroreggae e apresentação circense. Os concorridos eventos do CPP contaram com mais de 300 sentenciadas beneficiadas. Na contagem final, foram computados 2.120 atendimentos.

aasassa
Topo