29/03/17 | Sonia Pestana – Coremetro

SAP e a justa homenagem no Dia Internacional da Mulher

A exemplo das comemorações em escala internacional, o Dia da Mulher também é lembrado nas unidades prisionais da Coremetro

Por meio de ações diferenciadas, os estabelecimentos penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) prestaram homenagem às mulheres no dia 8 de março. Nas Unidades Penais da Coordenadoria da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), por exemplo, a data foi lembrada com palestras e dinâmicas que tiveram como tema principal, o papel de protagonista das mulheres na sociedade atual.

Para a diretora do Centro Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), região Metropolitana, Valéria Aparecida Costa, as comemorações mostram a importância da contribuição feminina no mercado de trabalho. Valéria deu especial destaque ao papel exercido pelas servidoras no sistema penitenciário.

Na sede da SAP, em São Paulo, a equipe do CQVidass promoveu a dinâmica “Problemas e Soluções”. A ação proporcionou momentos de reflexão acerca dos obstáculos do dia a dia e possíveis soluções. A descontração deu o tom à reunião programada.

Algumas unidades incluíram palestras variadas nas homenagens. O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros II, utilizou o tema “Resiliência”, com foco para a importância da mulher no sistema prisional. Em complemento, o coral formado por reeducandos da unidade fez algumas apresentações a partir de músicas alusivas ao mundo feminino.

Felicidade foi o tema escolhido para o bate-papo no Centro de Progressão Penitenciário (CPP) de Franco da Rocha. Já na Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque”, também de Franco da Rocha, o projeto “Cuidando do Cuidador” promoveu uma reflexão sobre a condição da mulher nos dias de hoje. A ação faz parte da proposta de acolhimento e valorização do servidor que foi implantada na unidade em 2016.

Entre sorteio de brindes, seções de massoterapia, distribuições de flores e leituras de mensagem de agradecimentos os CDPs “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos I; “ASP Dr. Calixto Antonio”, de São Bernardo do Campo; Pinheiros III; Mauá; “ASP Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros I, e “Ederson Vieira de Jesus”, de Osasco I, dedicaram uma parte do dia para lembrar o importante papel da mulher em suas unidades. O mesmo fizeram as Penitenciárias “José Parada Neto”, de Guarulhos I, e de Franco da Rocha II e III ao oferecerem momentos de descontração às servidoras.