29/03/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Corevali e unidades prisionais celebram o Dia Internacional da Mulher

Data foi marcada por ações para reeducandas e servidoras

Diversas atividades marcaram a rotina das unidades prisionais vinculadas à Corevali no Dia da Mulher, 8 de março. No Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, a data teve como auge a celebração do gênero a partir da reflexão do papel da mulher na sociedade. Cerca de 80 reeducandas participaram de um evento pensado exclusivamente para elas.

Organizado pela assistente social Lucila Vieira, com o apoio do Coletivo na Caneta ou no Batom – grupo constituído apenas por mulheres, cujo objetivo é resgatar a força de outras mulheres em situações de risco ou desigualdade social –, o objetivo do encontro foi mostrar as possibilidades do empoderamento da mulher negra e periférica.

Evento pensado como um sarau dedicado à causa, houve rodas de conversa, apresentação de hip hop e trabalhos de grafite. O ponto máximo foi a participação de reeducandas que expuseram sentimentos e pensamentos por meio de recitação de poemas autorais. Voluntariamente, as reeducandas apresentaram rimas pessoais, sobre os mais variados temas, entre eles, família, amizade, educação e religião. “Dar espaço para as presas comporem, retratarem suas dores, seus amores, seus desejos e suas realidades é, sem dúvida, fundamental para a cura interior de cada uma delas. Chega a ser uma terapia em grupo”, explica a integrante do Coletivo na Caneta ou no Batom, Simeire Domingues.

Na Penitenciária Feminina “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé (I), o momento também foi oportuno para a reflexão. “Mulher, alma pura que encanta. Tudo nela é delicado. Cada detalhe, cada traçado”, diz o trecho de um texto escrito para o concurso de redação realizado na unidade sobre o tema mulher.

Para celebrar a data, o pátio da penitenciária foi decorado com poemas escritos pelas candidatas do concurso. Ainda houve espaço para gincanas e brincadeiras, como dança de cadeira e pesca-maçã. Cerca de 120 reeducandas participaram das atividades. As servidoras não ficaram de fora dessa comemoração, as agentes puderam levar para casa lembrancinhas de artesanato feitas pelas reeducandas.

Unidades masculinas também registraram a data

O Dia Internacional da Mulher foi marcado com muitas flores, chocolates, sorteio de brindes e bolos nas Penitenciárias, Centros de Detenção e Centros de Progressão vinculados à Corevali. Além de atividades para as presas, teve ações para as servidoras em comemoração à data.

Chocolates foram distribuídos para as mulheres do CDP de São José dos Campos e da Penitenciária Feminina II de Tremembé. Já as servidoras da Penitenciária II de Tremembé se surpreenderam com um saboroso bombom gourmet. As mulheres da Penitenciária I de Tremembé e da Penitenciária Feminina I de Tremembé se deliciaram com um almoço especial. Um café foi oferecido às funcionárias dos CDPs de Caraguatatuba, de Praia Grande e do CPP de Mongaguá.

Cartão personalizado e lembrancinhas foram entregues para as servidoras do CDP de Suzano em agradecimento aos esforços diários com que desempenham suas atribuições.

Ginástica laboral, palestra sobre autoestima e alimentação saudável fizeram parte da programação para as servidoras da Penitenciária II de Potim. Já a Penitenciária I de Potim proporcionou um café da tarde para as mulheres da unidade; ocasião em que receberam as bênçãos de dois representantes religiosos.

No CDP de Mogi das Cruzes, teve palestras sobre saúde da mulher e alimentação e as servidoras puderam esclarecer dúvidas e ainda participar de uma dinâmica de grupo de relaxamento e descontração. Na sede da Corevali e no CDP de Taubaté, as servidoras puderam aprender dicas e truques de maquiagem.