29/03/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Dia da Mulher sensibiliza unidades prisionais

Servidoras e reeducandas foram homenageadas e presenteadas de diversas maneiras

Visando destacar a importância do papel da mulher na sociedade atual e melhorar a autoestima das servidoras, as unidades prisionais da região oeste promoveram diversos momentos de descontração para homenagear as funcionárias no Dia da Mulher, 8 de março. Por intermédio das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipas), cada estabelecimento prisional realizou atividades próprias em alusão à data, como palestras, cafés, sorteios, brindes, produção de cartazes e apresentação musical.

Na Penitenciária de Paraguaçu Paulista, as funcionárias se fantasiaram de “Mulher Maravilha”, com blusas vermelhas e coroas na cabeça, lembrando que toda mulher é, por si só, uma heroína, sempre à luta, desbravando preconceitos e semeando o amor. Houve a entrega de sabonetes líquidos patrocinados pela Associação dos Funcionários da Penitenciária de Paraguaçu Paulista (Afuppar) e sorteio de toalhas de mão, bordadas pela servidora Aline Maria Fernandes Rodrigues. Além disso, foi realizada palestra motivacional com o tema “Mulher maravilha, uma mulher inesquecível”, acompanhada de dinâmicas em grupo.

Em outras unidades aconteceram palestras com temas diversos como “O papel da mulher nos dias de hoje” no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá; “Autoestima e Mulher” com a psicóloga Maria José Acialdi Previatto na Penitenciária de Andradina; “Dicas de etiqueta” com o promoter de eventos e professor de etiqueta, Edson Nalin Vrech na Penitenciária de Martinópolis e “Como conciliar trabalho, família e os problemas do dia a dia com sabedoria” com Márcia Higaldo Coradelli, da Igreja Católica Apostólica Carismática na Penitenciária de Mirandópolis II. No Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto, CPP de Valparaíso, Penitenciárias de Tupi, Flórida e Marabá Paulista, servidores e diretores fizeram uma breve explanação ao público feminino sobre a importância da data.

No CR Feminino (CRF) de São José do Rio Preto as reeducandas participaram de um chá da tarde, com direito a mesas decoradas ao ar livre. Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista teve almoço especial para as servidoras e ações de saúde com realização de exames de glicemia e hipertensão. O Centro de Readaptação Penitenciária (RDD) de Presidente Bernardes promoveu o Workshop da Autoestima, com direito a uma sessão de cuidados com a pele e sorteios de kits de beleza, semelhante às Penitenciárias de Pacaembu, Lucélia e Valparaíso, que realizaram um tutorial de cuidados com a pele e automaquiagem. Já em Pracinha, o presente foi um kit manicure, enquanto no CR de Presidente Prudente às funcionárias receberam cremes hidratantes e foram homenageadas por um reeducando que interpretou, ao vivo, uma música de sua autoria para as mulheres.

Como não poderia faltar, rosas foram entregues às servidoras de Dracena e do CPP de São José do Rio Preto, enquanto em Osvaldo Cruz houve o sorteio de um arranjo de flores e entrega de bombons. Mensagens também foram espalhadas pelos murais e paredes da Penitenciária de Riolândia, CPP de São José do Rio Preto e CPP de Pacaembu, sendo que no último ainda serviu sorvete às homenageadas. Em algumas unidades, especialmente decoradas, houve a realização de cafés da manhã e da tarde. Em outras, a entrega de lembrancinhas e mensagens tanto na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) como nas Penitenciárias de Osvaldo Cruz, Assis, Marabá Paulista, Riolândia, Valparaíso, Tupi Paulista, Martinópolis, Mirandópolis II, Pracinha, Lavínia II, Florínea, Presidente Venceslau I, CPP de Pacaembu, CDP de Caiuá e São José do Rio Preto, CR de Araçatuba e Presidente Prudente.