Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/03/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Motoristas da Croeste e unidades prisionais participam de teste audiométrico

A ação promovida pelo CQVidass-oeste visa prevenção a problemas auditivos

No mês de março, ação de saúde para prevenção de doenças que afetam a audição está sendo realizada com servidores da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e unidades prisionais subordinadas. O projeto tem como foco a saúde e bem-estar dos motoristas dos estabelecimentos da regional, buscando a prevenção e avaliação de problemas auditivos causados pela poluição sonora do trânsito.

O teste audiométrico é realizado por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de Presidente Prudente, e os servidores agendados e encaminhados pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da região oeste (CQVidass-oeste). Para que todos os estabelecimentos prisionais da Croeste possam participar, já estão sendo viabilizadas parcerias com Cerest’s de outras regiões. O motorista Jean Carlos dos Santos Amaral, da Croeste, participou do exame e aprovou. “Foi a primeira vez que realizei um teste desses. Pra mim, foi algo muito bom, e um incentivo para que outras ações de saúde sejam realizadas”, finalizou.

Para a diretora do CQVidass-oeste, Fabiana Minzoni Rocha, a rotina de exames é muito mais que uma ação pontual. “Significa um compromisso de prevenção com a saúde de nossos servidores. É um trabalho de controle e também de orientação por meio de palestras e treinamentos, que buscam reforçar esse trabalho preventivo e fazem a diferença, uma vez que, quanto mais saudáveis estiverem, mais felizes esses profissionais desempenharão suas atividades. Além disso, há também uma economia para o Estado, que reduz os gastos com tratamentos médicos”, enfatiza a diretora.

Teste

O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Existem dois tipos mais usuais de audiometria: tonal e vocal. O primeiro teste visa estimar o grau e o tipo de perda auditiva, já o segundo, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. Nos dois casos um fone de ouvido é usado e para que o exame seja realizado com sucesso é necessária a participação ativa do paciente.

aasassa
Topo