Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/03/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Reeducandas fazem exposição de artesanato na Semana da Mulher

Exposição aconteceu no CEU em Pirajuí e recebeu a visita de estudantes

Alunos do ensino fundamental e médio de Pirajuí puderam conhecer, na semana passada, trabalhos artesanais confeccionados por reeducandas da Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna”. A exposição ocorreu no Centro de Educação Unificada (CEU) da cidade e teve como objetivo valorizar a arte na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Cerca de 30 trabalhos feitos de crochê e tricô, entre eles tapetes, blusas, bolsas e bonecas foram expostos. O artesanato é confeccionado dentro da unidade prisional e serve como laborterapia para as presas – elas aprendem uma profissão e se afastam do malefício da ociosidade. O material também é fonte de renda para elas.

Para Ingrid, uma das estudantes que visitava a exposição, os artesanatos confeccionados pelas reeducandas mostra os talentos que elas possuem ou adquirem no período de reclusão. “A iniciativa da penitenciária é muito importante, pois faz com que essas mulheres privadas de liberdade tenham uma oportunidade de se reintegrarem no âmbito social”.

A proposta da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é mostrar para a sociedade que as unidades prisionais da Pasta oferecem ao sentenciado, durante o período de reclusão, capacitação de mão de obra e ações de inclusão social que envolvem arte e cultura. Tais projetos ajudam a aproximar a sociedade e a quebrar paradigmas preestabelecidos em relação ao cidadão preso.

aasassa
Topo