Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/03/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Reeducandos de Marília receberam cortes de cabelo de alunos voluntários

Estudantes de instituto de beleza renovaram a autoestima dos reeducandos com novos cortes de cabelo

A iniciativa de dar um toque especial no visual dos reeducandos foi de estudantes de uma escola de beleza de Marília que participaram da Jornada de Cidadania da Penitenciária e do Centro de Ressocialização (CR) do município. Os alunos estavam acompanhados de professor e atendiam os pedidos dos reeducandos do regime semiaberto. A escola é parceira das unidades prisionais desde o ano passado, quando outra turma do instituto também foi voluntária nos presídios de Marília.

A atividade foi via de mão dupla: ajudou a renovar a autoestima dos presos e, ao mesmo tempo, serviu de treinamento para os futuros profissionais da beleza. Para um dos sentenciados que participava da ação, o voluntariado ajuda a quebrar paradigmas e a aproximar a sociedade do sistema prisional. “É muito bom receber cuidados de futuros profissionais, nós nos sentimos mais humanos e as pessoas de fora aprendem que preconceito é algo que pode ser mudado”, relatou o reeducando J.S.S, de 24 anos.

Os presos também participaram de palestras de empregabilidade e fizeram exames de saúde. O objetivo foi prepará-los para retornar ao mercado de trabalho e retomar a vida em sociedade.

Jornada de Cidadania na CRN

Neste ano, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade nas unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) teve início em fevereiro. Além dos dois estabelecimentos prisionais de Marília, outras duas unidades foram atendidas, são elas: Penitenciária de Cerqueira César e Feminina de Pirajuí. O projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) foi criado em 2015, inicialmente para presos do regime semiaberto. Em 2016, o programa se estendeu para todas as unidades penais da SAP.

aasassa
Topo