05/01/12 | Assessoria de Imprensa - SAP com Comunicação CRSC

Programa Via Rápida Emprego forma 1ª turma na Penitenciária de Ribeirão Preto

Aprendizado encurta o caminho entre a prisão e o mercado de trabalho

A Penitenciária de Ribeirão Preto, através do Programa Via Rápida Emprego, formou a 1ª turma no curso de Eletricista Residencial no último mês de dezembro.

O curso – que teve início em outubro do ano passado e conclusão em dezembro – foi ministrado por docentes do Centro Paula Souza e contou com apoio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Vinte e um sentenciados receberam qualificação profissional e agora estão aptos para voltarem ao mercado de trabalho exercendo uma nova profissão.

A aceitação por parte dos reeducandos foi tão boa que, mesmo estando em liberdade, um dos alunos retornou à unidade prisional nos últimos dias de curso, para concluir o aprendizado e receber seu certificado.

Outro fator relevante para o sucesso foi o incentivo oferecido pelas empresas parceiras da Penitenciária, que apoiaram os reeducandos a estudarem meio período e a trabalharem o restante do dia.

Programa Via Rápida Emprego

O Programa "Via Rápida Emprego" foi instituído pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e busca a qualificação profissional e a melhoria das condições de empregabilidade da população paulista, principalmente aquela parcela em vulnerabilidade social, incluindo os detentos em Regime semiaberto inscritos no Programa Pró-Egresso.

Mary Balmiza - Equipe Comunicação (CRSC)