Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/03/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Oficinas terapêuticas usam leitura e pintura no resgate da autoestima

Unidade prisional adota oficinas de arte para promover a reintegração social e ocupacional dos reeducandos com transtornos psiquiátricos

A Secretaria da Administração Penitenciária, por intermédio da equipe técnica de saúde do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, está fazendo uso de leitura, desenho e pintura como instrumentos de adaptação dos reeducandos com transtornos psiquiátricos.

A Oficina Terapêutica e de Leitura é desenvolvida no CDP desde outubro de 2015. Segundo o diretor geral da unidade, Vinícius Hilário Costa Lopes, é por meio de encontros quinzenais que psicólogos e assistentes sociais trabalham com grupos de até seis detentos com distúrbios mentais, comportamentais, emocionais e, ainda, portadores de deficiência de mobilidade. “O objetivo da equipe é proporcionar a adequação dos custodiados à rotina vivida no cárcere”, destacou.

Participam da oficina os reeducandos em uso de medicação psicotrópica com diagnósticos como depressão, ansiedade, psicoses ou esquizofrenia. Nas dinâmicas dos técnicos de saúde estão a leitura de contos, histórias juvenis e atividades de pintura e desenho. Dentre os temas abordados em grupo estão diversidade de comportamento, responsabilidade, auto-estima e solidariedade.

O diretor do CDP relatou que a equipe promove discussões com os integrantes do grupo sobre os temas de suas produções e afirmou que as ações propiciam interação entre todos os reclusos envolvidos.

A expectativa para 2017 é que as oficinas abranjam um maior número de presos e para isso a unidade planeja buscar apoio de terapeutas ocupacionais por meio de parcerias. Paralelamente, estudam a possibilidade de incluir outras técnicas de artesanato nas dinâmicas da Oficina Terapêutica.

aasassa
Topo