Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/03/17 | Ozério T. Pereira GRATE / CRC

Presos do CR de Sumaré fazem pintura no Fórum de Hortolândia

Reeducandos executam atividades laborterápicas de pintura com o Juizado Especial Civil e Criminal da Comarca de Hortolândia

Foram realizados nos prédios do Fórum Central e do Juizado Especial Civil e Criminal da Comarca de Hortolândia, trabalhos de pintura nas paredes internas, externas e muros nos imóveis pertencentes ao poder Judiciário.

As atividades foram desenvolvidas por cinco reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto, permitindo que o preso saia durante o dia para trabalhar e retorne ao final da tarde para o cumprimento da pena.

A ação teve como principal objetivo a reinserção dos presos ao convívio social por meio de atividades laborterápicas, que os profissionalizaram e, ao mesmo tempo, os preparam para a volta à sociedade.

Os trabalhos de pintura foram realizados em duas etapas sendo que nos dias 6,7,8 e 9 de fevereiro deste ano, foram pintadas as instalações do Juizado Especial Civil e Criminal e nos dias 2 e 9 de março, o Fórum Central.

Importante destacar que em apenas 6 dias, foram realizados serviços de pintura em dois imóveis públicos, sem que houvesse a suspensão do expediente forense, o que deixou juízes e promotores muito satisfeitos.

A execução das atividades também contou com o empenho da direção do estabelecimento correcional e o apoio do poder judiciário que, ao final dos trabalhos, entregou uma carta de agradecimento ao diretor da unidade, que deu ciência aos presos da importância do trabalho realizado por eles.

Segundo o diretor do Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré, Dalber Possato, esse tipo de atividade é fundamental no processo de reinserção social do preso, pois ajuda, de forma direta, a dar subsídios para sua manutenção fora do cárcere, no retorno à sociedade.

Possato também relata que outras atividades voltadas a reinserção social são desenvolvidas pelo CR por meio de parcerias com empresas privadas, que alocam mão de obra carcerária na sua atividade produtiva, além de cursos profissionalizantes oferecido pelo Governo Federal e Estadual.

Dentro do CR de Sumaré também há a oferta do ensino formal, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ensino fundamental e médio, tudo isso com a finalidade de propiciar ao indivíduo preso condições mais dignas para o retorno ao meio social.

aasassa
Topo