08/03/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Idosas da Penitenciária Feminina de Tupi e servidores de Paraguaçu Paulista festejam o carnaval

Reeducandas participaram de atividade do projeto “Idosas: O Tempo Não Para”, com alunas de psicologia da Fundec

No dia 21 de fevereiro, 20 reeducandas idosas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista passaram um dia descontraído e embalado ao som de marchinhas carnavalescas, samba, axé e muitas risadas. A atividade foi viabilizada pela equipe técnica da unidade prisional em parceria com a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), por intermédio das alunas do curso de Psicologia.

Desenvolvida pelo projeto “Idosas: O tempo Não Para”, a ação visou o aproveitamento da data festiva como forma de inclusão e ressocialização das reeducandas, na busca da auto-estima e do resgate de lembranças dos momentos de interação vivenciados antes da prisão. O projeto busca promover atividades que visam a manutenção da memória, percepção, imaginação, concentração, atenção e coordenação motora.

Os momentos de entretenimento, realizados na Ala de Convivência do pavilhão, foram marcados por uma breve explanação sobre a história do carnaval, em especial no Brasil, de forma a abordar as diferenças regionais nas comemorações. As participantes receberam máscaras e apetrechos para a folia.

O feedback da atividade foi instantâneo e pode ser contemplado no rosto de cada idosa, que fizeram questão de agradecer. Entusiasmada com a ideia, a reeducanda C.D.T., 67 anos, afirmouque esse foi um momento único durante o cumprimento de sua pena. Para a diretora geral da unidade, Adriana Alkmin Pereira Domingues, ações como esta são extremamente importantes e necessárias às idosas, pois resgata a autonomia e valorização do “eu”, além de promover e garantir condições dignas de atendimento à mulher presa.

Demais unidades

No final de fevereiro, servidores das unidades prisionais da região oeste receberam kits de preservativos e gel lubrificante durante campanha de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Os kits foram fornecidos pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da Região Oeste do Estado (CQVidass-oeste) e distribuídos por membros das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas). Na Penitenciária de Paraguaçu Paulista, servidores se divertiram com fantasias enquanto incentivavam os cuidados com a saúde.