Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/02/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

CQVidass realiza campanha de saúde para servidores na Corevali

Proposta inicial é fazer acompanhamento dos funcionários da Coordenadoria e estender a ação para as unidades prisionais

“Como vai você?”. Esta foi a base da pergunta que o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) fez para servidores da Coordenadoria Regional do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) na manhã de 14 de fevereiro, quando teve início mais uma ação de saúde na sede da Coordenadoria. Já que cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas com diabetes e com hipertensão, a proposta é levar os servidores a refletirem se estão realmente cuidando da saúde e bem-estar.

A ação foi possível graças a uma parceria com o Colégio Tableau, de Pindamonhagaba. No dia, 10 estudantes de enfermagem, supervisionados por um professor da área, fizeram uma triagem com os interessados. Além de aferição de pressão arterial, medição de glicemia e de temperatura, os profissionais verificaram peso, altura e circunferência abdominal para encontrar o índice de massa corporal dos participantes. Na etapa final dos exames, cada pessoa conversou individualmente com o professor para receber um “feedback” referente aos seus indicadores de saúde.

A atividade atendeu 25 servidores nessa primeira fase. A partir de levantamento e compilação das informações, o CQVidass irá periodicamente acompanhar os dados, a fim de trabalhar com a prevenção das doenças. A ideia é expandir a ação para as unidades prisionais do Vale do Paraíba, Litoral e Alto Tietê, no decorrer do ano.

Prevenção

Os altos índices de diabetes e hipertensão podem ser decorrentes por vários motivos, como sedentarismo, alimentação inadequada, consumo de bebida alcoólica, obesidade, etc. Atenta a esta demanda, o CQVidass irá proporcionar aos servidores a possibilidade de controle dessas taxas no próprio ambiente de trabalho. A próxima etapa do “check-up” será feita no final do ano.

Os dados da primeira fase de exames foram compilados em gráfico para monitoramento da saúde do servidor. "O objetivo da ação de saúde é atuar na prevenção de doenças, principalmente o diabetes mellitus e a hipertensão arterial, doenças que podem provocar complicações em diversos órgãos e diminuir a qualidade e expectativa de vida. Por isso, o intuito é reduzir o aparecimento dessas doenças e contribuir no diagnóstico precoce, identificando os servidores em risco e orientando sobre a importância do acompanhamento e tratamento médico”, explica a diretora do CQVidass da Corevali, Patrícia Juliana de Santana Damaceno.

aasassa
Topo