Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/02/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Construtora emprega reeducandos na construção de CDPs em Pacaembu

Empresa contratou mão de obra prisional do regime semiaberto do CPP da cidade para atuar em duas obras

Desde o dia 4 de janeiro, 56 reeducandos do regime semiaberto estão trabalhando nas obras de construção de dois Centros de Detenção Provisória (CDP) em Pacaembu, contratados pela empresa "C. G. Construções Ltda". O contrato, firmado com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), prevê o emprego de até 100 reeducandos para trabalhar 44 horas semanais, conforme demanda os presos cumprem pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do município.

A construtora, contratada por licitação, já havia utilizado mão de obra prisional na construção de outro CDP, em Itatinga e a experiência está se mostrando positiva. “Eles têm atendido nossas necessidades. Buscamos direcionar cada profissional para sua área de qualificação: pedreiro, eletricista, encanador ou serviços gerais. Por um lado é nossa responsabilidade social e, por outro, temos uma certa economia em relação à mão de obra de profissionais disponíveis no mercado de trabalho”, conta o engenheiro da empresa, Sérgio Silva. Ele afirma que até o momento, não houve problemas nas obras com relação a essa contratação e aqueles que ganham liberdade, vão sendo substituídos por outros interessados no serviço.

Os reeducandos contratados foram selecionados em triagem realizada pela diretoria de trabalho e educação do CPP de Pacaembu, que buscou os que possuem experiência no ramo da construção civil, assim como aqueles que participam de cursos profissionalizantes na unidade. O fornecimento de transporte, alimentação, uniforme e equipamentos de proteção individual (EPI) está sob responsabilidade da contratante.

Segundo o diretor do CPP, Thiago Gonfiantini Junqueira, esta é uma oportunidade de suma importância para os reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto. “Esse tipo de trabalho intensifica a reinserção social, ao mesmo tempo em que o contratado pode ser beneficiado com a remição de pena, onde a cada três dias trabalhados ganha a redução de um dia no cumprimento da condenação. O salário pago pelo empregador dá a eles a chance de contribuir com seus familiares”, explica o diretor. Atualmente o CPP possui 408 reeducandos trabalhando, sendo 244 em serviços internos e outros 164 em serviços externos.

Obra

Segundo o engenheiro da "C. G. Construções Ltda" Sérgio Silva, 50% das obras já foram concluídas e a previsão de término é para Janeiro de 2018. Os dois CDPs ficam próximos um do outro, localizados na Rodovia Vicinal Prefeito Koitiro Sato, distantes 7 km da cidade de Pacaembu.

aasassa
Topo