Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/02/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Pacientes do HCTP II de Franco da Rocha participam da padaria artesanal

O Programa Padaria Terapêutica leva um novo conceito de terapia e autossustentabilidade ao hospital de custódia

Inaugurada em 2008, a padaria artesanal do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) II de Franco da Rocha surgiu por meio do Projeto Padaria Terapêutica, que visa praticar a culinária e suas etapas, além de fortalecer a reflexão sobre a relação de força de trabalho.

O programa conta com recursos do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e não tem caráter lucrativo, mas sim, terapêutico, pois estimula o processo de comunicação e interação entre pacientes e servidores.

Durante as aulas, os internos desenvolvem diversas atividades culinárias, como leitura da receita, verificação dos ingredientes, preparação e conferência dos alimentos, forno e fogão, tempo de cozimento, embalagem e armazenamento. O material utilizado para a fabricação dos alimentos (batedeira, liquidificador, assadeiras, rolos de madeira, etc.) são fornecidos pelo Fussesp. A comercialização dos produtos ocorre somente entre os funcionários do HCTP e o dinheiro arrecadado é utilizado para a compra dos ingredientes.

O projeto apresenta um novo conceito de terapia e autossustentabilidade, pois capacita servidores que ficam responsáveis por transmitir os conhecimentos aos pacientes. ”O resultado do projeto terapêutico contribui positivamente para a inclusão social do interno, novos conceitos de terapia ligados à arte e culinária refletem significativamente na organização físico-espacial para o programa de desinternação progressiva”, afirma a diretora do hospital, Luciana Corradine Candotta.

aasassa
Topo