21/02/17 | Jorge de Souza - Assessoria de Imprensa - SAP

Parceria de instituições promove cidadania para presos de Franco da Rocha

Em um só dia eles atualizaram documentos, fizeram exames e assistiram a palestras de orientação profissional

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, na grande São Paulo recebeu no dia 14/2, mais uma edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Durante todo o dia, os reeducandos tiveram acesso a uma série de serviços que facilitarão a vida quando ganharem a liberdade. Como aconteceu nas jornadas anteriores, o coral de reeducandos evangélicos da unidade fez uma apresentação especial na cerimônia de abertura.

Em um dos pátios da unidade que foi especialmente preparado para receber as atividades, os profissionais de diferentes áreas se revezavam para atender os internos que procuraram pelos serviços, como atualização e retirada de documentos, consultoria jurídica e atendimento de saúde – teste rápido de HIV, hipertensão e diabetes, saúde bucal, saúde ambiental e combate e prevenção à dengue, entre outros.

Além dos serviços e palestras oferecidos pelas instituições parceiras, a Igreja Universal do reino de Deus emprestou seus profissionais cabeleireiros para atuarem na unidade prisional. Em um só dia, 178 reeducandos receberam cortes grátis de cabelo.

Como funciona

A jornada possibilita que em um único dia, o reeducando consiga todos os documentos de que precisa e ainda seja atendido em oficinas que auxiliam na preparação para entrevistas de emprego, elaboração de currículos, além de participar de palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para a retomada da cidadania, quando em liberdade. Os serviços são disponibilizados todos no mesmo espaço físico, em estandes de atendimento, dependendo da estrutura física de cada unidade. Os órgãos parceiros disponibilizam profissionais e materiais necessários para atender a demanda.

“O nome Jornada da Cidadania e Empregabilidade se autoexplica, pois proporciona possibilidades do reeducando ser novamente inserido na sociedade, como cidadão que pagou pelo delito e provou merecer uma nova chance; empregabilidade, porque oferece oportunidades para o preso atualizar seus documentos pessoais e, assim que cumprir a pena, buscar colocação no mercado de trabalho com mais rapidez”, explica o diretor do CPP Eduardo Vilas Boas. “Como os serviços oferecidos estão concentrados em um só lugar, o tempo pela atualização dos documentos e pela busca de informações é imensamente menor”, compara Vilas Boas.

“Aqui acontecem ações de trabalho, educação, reintegração social e religiosas, pois as igrejas estão presentes”, descreveu o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro), Cláudio Nachibal Júnior. “Hoje é um dia para contemplar e agradecer aos servidores pelo empenho demonstrado ao longo do ano. Hoje nós concentramos as ações e a SAP vem para agradecê-los pelo trabalho que vêm desenvolvendo e tenho certeza de que não fazem por obrigação, mas porque amam o que que fazem. Porque, se não fosse assim, não sairia tão bem-feito como têm sido as jornadas” elogiou Nachibal.

Contabilidade

Os números de atendimentos são expressivos: em apenas um dia a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) atendeu 73 reeducandos; a Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef), outros 95. As palestras sobre higiene bucal e alimentação saudável foram assistidas por 310 e 408 internos, respectivamente. Os presos também fizeram testes de detecção rápida de HIV (230) e Sífilis (230), aferição de pressão arterial (202), busca ativa de tuberculose (165); medição de peso, altura, circunferência abdominal e IMC (1.353). Ao todo, 300 internos atualizaram a Certidão de Nascimento e 35 conseguiram a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Os outros serviços, como a emissão de RG, CPF e atendimento jurídico devem ser contabilizados até esta sexta-feira (17), pois não ficaram restritos ao dia da jornada e devem ser oferecidos ao longo da semana. Nesse período também serão exibidos filmes educativos para os reeducandos.

Isso só é possível, graças aos parceiros da jornada: Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Defensoria Pública, Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro) e Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria da segurança Pública (SSP), Receita Federal, Funap, igrejas Universal e Assembleia de Deus, Pastoral Carcerária, Instituto Acqua (área de saúde) Nutrifast (empresa de alimentação), Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), funcionários da unidade prisional e demais colaboradores.