Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/02/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Arte é tema da 2ª edição da “Jornada de Cidadania e Empregabilidade” na Penitenciária I de Potim

Apresentação circense, casamento coletivo e apreciação de benefícios de sentenciados foram destaques do evento

A Penitenciária “AEVP Jair de Guimarães Lima”, a P 1 de Potim, realizou no dia 8 de fevereiro, a 2ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O evento reuniu uma série de prestação de serviços para os presos da unidade, incluindo um casamento coletivo e uma apresentação circense.

“Se a gente é o que come, quem não come some. Deve ser por isso que ninguém enxerga toda essa gente que passa fome”, declamou um dos integrantes do “Poetas do Tietê”. Minutos antes da abertura da Jornada, três componentes do grupo recitaram versos de poemas para a plateia constituída por convidados, servidores e sentenciados.

Após a cerimônia de abertura do evento, o grupo continuou com as intervenções convidando também os presos a participarem. Vencida a timidez, um dos sentenciados falou em voz alta: “Eu tomei a decisão errada na minha vida. Mas o filho pródigo também. Por isso, eu quero tomar outro rumo. O importante é mudar o seu íntimo”. “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em acreditar na ressocialização. Mas eu quero mesmo mudar”, completou Marçal, de 44 anos.

Para Jaime Queiroga, responsável pelo “Poetas do Tietê”, a poesia é um combustível importante na reintegração de pessoas privadas de liberdade. “A arte pode e deve ser usada como instrumento de transformação, conscientização e autoconhecimento em unidades prisionais. Quando eles criam e escrevem, são capazes de ressignificar as próprias vidas”, explicou.

Ainda no período da manhã, 15 sentenciados formalizaram a união civil com suas respectivas companheiras. Durante a cerimônia, familiares dos presos puderam assistir e prestigiar o momento. Para Diego, de 31 anos e Síndia, de 27 esta foi a oportunidade de oficializar o relacionamento que já dura 14 anos. “Como homem casado, o Estado passa a me ‘ver’ diferente. Casar é sinônimo de responsabilidade e eu pretendo honrar esse status aqui dentro e fora também. Quando obtiver minha liberdade, quero estar com minha família e seguir as leis da sociedade”, disse Diego enquanto segurava as mãos da noiva.

Cultura que transforma

Entre as ações culturais, uma parede grafitada (5m x 3m) serviu de cenário tanto para os saraus de poesia como para a exibição do filme “Na Quebrada”, de Fernando Grostein Andrade, que contou com a participação de dois ex-detentos e atores da película.

No período da tarde, outro destaque da Jornada foi um espetáculo circense apresentado por 10 detentos da unidade. No dia anterior, os reeducandos passaram por oficina com malabaristas, equilibristas, palhaços e mágicos da “Cia Circo e Arte”, de São José dos Campos. Entre a plateia estava o ator Marcos Frota que também é empresário circense.

“Eu vi aqui a arte do circo acontecer em toda a sua plenitude. O circo acontece em qualquer lugar, porque brincar de circo é brincar de ser criança. E eu me diverti, pois circo é diversão. Acredito muito na arte do circo como instrumento de ressocialização, porque ela não demanda nada além da própria percepção humana”, disse o ator aos sentenciados.

Para um dos presos que participou da ação circense, o momento foi relevante para levá-lo à reflexão. “Estou há tempos pensando nisso: se a gente quer realmente, pode fazer diferente. Eu não preciso continuar no mundo que eu estava vivendo. Eu quero sair daqui e ter estabilidade na vida”, admitiu Alberto, de 37 anos, que fez apresentações lúdicas como mágico.

Cidadania

Também compuseram as atividades da “Jornada de Cidadania e Empregabilidade” da PI de Potim a emissão de documentos, atendimentos jurídicos e de saúde. Foram regularizados 927 documentos, entre RGs, Carteiras de Trabalho, Certidões de Nascimento e de Casamento e CPFs. Os atendimentos à saúde chegaram a 8.238 serviços, entre vacinações, vermifugações, orientações de higiene bucal e consultas oftalmológicas. Já os atendimentos jurídicos chegaram a 200, além da apreciação de 141 benefícios de sentenciados por parte da juíza da Vara de Execução Criminal (VEC).

“A 2ª edição da ‘Jornada de Cidadania e Empregabilidade’ desta unidade teve como tema a arte enquanto instrumento de reintegração social. Além dos aparelhos que compõem a ação, como os serviços de saúde (vacinação, vermifugação, controle de escabiose e atendimentos médicos especializados) e os acolhimentos jurídicos, ocorreram sessões de saraus, oficinas de grafite e arte circense. Considerando que a arte é capaz de transformar histórias de vida e é uma importante ferramenta contra a criminalidade, a mãe de todas elas – o circo – surge com este objetivo”, explica o diretor geral da Penitenciária 1 de Potim, Gustavo Testa Fernandes.

Números da Jornada da Penitenciária 1 de Potim

Cadastros de Pessoa Física - Emitidos/Regularizados: 387
Registros Gerais - Expedidos: 200
Carteira de Trabalho e Previdência Social- Emitidas: 100
Certidões de Casamento/Nascimento/Óbito: 240
Plantão Atendimento Jurídico Defensoria Pública: 200

Roda de conversa:
Cultura, Direito e Geração de Renda - 40
Palestra: entendendo a Lei de Execução Penal - 40
61 Benefícios julgados:
52 semiaberto e 09 livramentos condicionais
Total: 141

Atendimentos Médicos Especializados:
Vacinação, Vermifugação e Controle de Escabiose: 5661
Técnicas De Higiene Bucal: 1887
Oftalmologista: 54
Infectologista: 15
Clínica Médica: 125
Entrega de óculos / palestra: 50
Exames:
Teste Rápido HIV: 156
Aferição de Pressão/ Eletrocardiograma: 50
Sangue /Glicemia: 80
Tuberculose: 160
Total: 8.238

Casamento Coletivo: 15

Sarau de Poesias:
Asas Abertas: 50
Oficina de Grafite: 10
Oficina de Circo: 38
Total: 98

Total Geral: 9.619

aasassa
Topo