16/02/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Escola Profissionalizante Pró-Egresso é inaugurada na Penitenciária Feminina de Pirajuí

Descerramento da placa de inauguração ocorreu após a cerimônia da Jornada de Cidadania

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou no dia 7 de fevereiro, na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna” de Pirajuí, a Escola Profissionalizante Pró-Egresso. O equipamento que conta com duas salas de aula, sala de professores, sanitários, biblioteca e sala de atendimento atenderá presas da unidade que cumprem o regime semiaberto.

A nova escola tem capacidade para 60 alunas e oferecerá aulas do ensino fundamental e médio, cursos profissionalizantes e atividades de educação.

O descerramento da placa de inauguração ocorreu após a cerimônia da Jornada de Cidadania e Empregabilidade e contou com a presença de autoridades como o prefeito municipal de Pirajuí, César Fiala, os coordenadores da SAP, Carlos Alberto Ferreira de Souza e Mauro Rogério Bitencourt, vereador de Pirajuí, Celso Vianna e outros representantes da sociedade civil.

Para a diretora dos setores de trabalho e educação da Penitenciária, Edna Pedroso, a inauguração da escola tem muito a contribuir para a formação das reeducandas, não só no âmbito escolar, mas na formação como cidadãs. “Algumas reeducandas participaram da construção da escola e hoje, vendo o trabalho pronto, se sentiram realizadas e descobriram que são capazes. Com esse resultado elas conseguiram entender que uma vida melhor só depende da escolha delas”, ressaltou a diretora.

Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Realizada pela segunda vez na Penitenciária Feminina de Pirajuí, a Jornada de Cidadania é um projeto da SAP e Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. Seu objetivo é levar um mutirão de serviços aos presos do sistema prisional paulista, como emissão e regularização de documentos, cortes de cabelo e atendimentos estéticos, cultos ecumênicos, atendimentos de saúde e com advogados. A ideia é criar parcerias com instituições da sociedade para que elas colaborem no processo de ressocialização dos presos e conheçam o trabalho de uma unidade prisional.

As ações de reintegração social realizadas pela SAP servem de auxílio à reeducanda para retomar à vida quando deixar a penitenciária.