Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

16/02/17 | Kelma Jucá – Interlocutora Corevali

Corevali une todos contra a dengue

Coordenadoria do Vale do Paraíba e Litoral reúne esforços de servidores e reeducandos na batalha contra o mosquito da dengue

Ano novo e a batalha contra o Aedes aegypti continua. Com o período das chuvas no começo do ano, o mosquito pode se proliferar com facilidade e provocar mais danos para a população. É por isso que os servidores da Corevali e unidades prisionais do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral se mantém em alerta para o controle do mosquito.

Na própria sede da Coordenadoria, além de vistorias feitas regularmente, cartazes foram expostos no mural para que os servidores possam ter mais informações sobre o assunto. O mesmo ocorre nas unidades prisionais subordinadas, que iniciaram o ano com a responsabilidade de inspecionar o local de trabalho.

O importante é a conscientização de que todos os servidores podem contribuir com a fiscalização e acompanhar o monitoramento da limpeza do prédio onde exercem suas atividades.

Atuação da brigada nas unidades

Os CDPs, CPPs, as Penitenciárias e o CRF de São José dos Campos realizam revistas periódicas nas áreas internas e externas com intuito de realizar manutenção nos imóveis públicos. Entre as ações destacam-se o mapeamento do prédio para identificação dos pontos que podem ser criadouros do mosquito, atuação de forma preventiva, como não deixar água parada em calhas, ralos, pneus, lajes, suporte de copos, vasos de plantas, entre outros, e ainda manter constantemente limpa e tampada a caixa d´água.

Retirada de entulho e capinagem são prioridades constantes para a equipe responsável pela brigada do CDP de São Vicente, visando a conservação da área. Já a brigada do CDP de São José dos Campos faz manutenção e vistorias regulares.

As Penitenciária I e II de Tremembé, a Penitenciária I de São Vicente, os CDPs de Mogi das Cruzes e de Praia Grande disponibilizaram panfletos informativos para os servidores, neste início de semestre. Com ilustrações e de fácil acesso, o objetivo é o trabalho contínuo na luta contra a dengue.

Na Penitenciária Feminina I de Tremembé, as reeducandas também “atuam” nessa batalha. Após um trabalho de conscientização sobre o tema, a unidade promoveu um concurso de redação sobre “Perigos da dengue” para as reeducandas. Assim, as mulheres privadas de liberdade se envolvem igualmente com os trabalhos de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito.

Para os reeducandos da Penitenciária II de Potim, foi organizada uma palestra seguida de roda de conversa para esclarecimento de dúvidas e explicação sobre causas, sintomas, transmissão e tratamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Criação da brigada na SAP

Em 2016, foi estabelecido pelo Governo do Estado a criação de uma equipe denominada “Brigada contra o Aedes aegypti” nas entidades públicas. O objetivo da ação é cessar focos do mosquito no ambiente de trabalho, cuidando da manutenção de um espaço limpo e adequado para que os servidores possam exercer suas funções com excelência.

aasassa
Topo