Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/02/17 | Caio Daniel – CRN/SAP

Projeto de reeducação alimentar da PII de Balbinos recebe certificado de premiação

Concurso “Josué de Castro” da Secretaria da Agricultura do Estado classificou os melhores programas de promoção nutricional na categoria projeto de política pública

Pela segunda vez consecutiva uma unidade prisional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebe colocação de destaque no Concurso “Josué de Castro” da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo. Trata-se de um concurso anual que tem como objetivo premiar iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional.

Dessa vez, a “Penitenciária Gilmar Monteiro de Souza”, a PII de Balbinos, recebeu premiação de 4º colocado pelo projeto “Amadurecer: reeducação alimentar e qualidade de vida”, que visa estimular servidores para a mudança na alimentação, promovendo a utilização de alimentos de forma mais consciente. A proposta criou uma horta orgânica aproveitando a mão de obra dos presos e usando o espaço disponível na unidade prisional.

A produção de hortifruti utiliza restos de insumos orgânicos da copa, cozinha e sobras de capinagem da área externa que podem ser reaproveitados. A horta produz alface, almeirão, couve, rúcula, jiló, salsinha, cebolinha e temperos diversos. O resultado, além de garantir redução de gastos ao governo, reduz fatores de risco de obesidade, colesterol, stress e várias outras doenças causadas pela má alimentação.

Por esse motivo o projeto da PII de Balbinos recebeu certificado na competição sendo escolhido em 2016 como um dos melhores programas de promoção nutricional na categoria projeto de política pública.

Unidade premiada em 2015

Em 2015 a Penitenciária II de Avaré foi a primeira colocada no mesmo concurso. O projeto nomeado “Semeando um Futuro Sustentável” foi presenteado com placa comemorativa em cerimônia solene na sede da SAA. O evento contou com a presença do Secretário da pasta, Arnaldo Jardim, do coordenador da Coordenadoria de unidades prisionais da Região Noroeste (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza, e demais autoridades.














aasassa
Topo