10/06/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

Núcleo de Saúde do Servidor SAP promove palestra sobre tabagismo

Cerca de 80 funcionários acompanharam as explicações da pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira

Clique na foto para ver mais

Clique para ver mais

O Secretário Lorival Gomes Prestigiou o evento

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário – Núcleo de Saúde do Servidor (NSS) continua lutando para que seus funcionários tenham mais qualidade de vida. Pensando nisso, mais uma palestra foi proferida pela pneumologista Dra. Maria Vera Cruz de Oliveira, sobre “Tabagismo – Prevenção e Tratamento”. No dia 6/6, às 14h30, no auditório da SAP, reuniram-se cerca de 80 servidores, na maioria – fumantes.

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doença cérebro-vascular. Outras doenças também relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Dados estatísticos demonstram que em São Paulo, apesar de 1/5 da população ser tabagista, cerca de 70% gostariam de parar e com a implantação da Lei antifumo, aumentou a demanda de pacientes em busca de tratamento. Na SAP a situação não está muito diferente, vários funcionários desejam parar de fumar, mas, precisam de tratamento.

“Nesse primeiro momento estamos trabalhando a conscientização dos malefícios do tabagismo”, esclarece a diretora do NSS - Iracema Costa Jansson, no entanto entraremos em momento oportuno com o trabalho medicamentoso, além de acompanhamento terapêutico.

Como diz Allen Carr em seu livro “O método fácil de parar de fumar”: ... por que é tão fácil abandonar outros hábitos (alguns deles muito agradáveis) , enquanto é tão difícil se livrar de um que tem gosto horrível, custa uma fortuna e nos mata. Acrescenta ainda que intoxicamos sistematicamente os nossos pulmões com substâncias cancerígenas que vão, aos poucos, entupindo e envenenando nossos vasos sanguíneos. Com isso, a cada dia diminui o oxigênio que é levado aos nossos músculos e órgãos, o que os deixa cada vez mais letárgicos. E assim nos condenamos a uma vida inteira de sujeira, mau hálito, dentes amarelos, roupas queimadas, cinzeiros imundos, sem falar no odor asqueroso do tabaco. É toda uma existência de escravidão. Pense nisso!