Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/02/17 | Assessoria de Imprensa - SAP

Pacientes do Hospital Psiquiátrico de Taubaté realizam curso de marcenaria

A capacitação tem aulas teóricas e práticas com duração de seis meses

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) “Dr. Arnaldo Amado Ferreira” de Taubaté iniciou, em novembro de 2016, o curso de marcenaria para os internos. Ao todo, 20 pacientes estão participando do ensino profissionalizante oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A escolha do HCTP de Taubaté para receber o curso deve-se à existência de uma oficina no local. Já a seleção dos pacientes que receberiam as aulas ocorreu de acordo com a aptidão e demanda dos internos, além de levar em consideração o perfil de cada um, a escolaridade e a documentação.

O curso tem a duração de seis meses com carga horária de 280h, é dividido em dois módulos e em aulas práticas e teóricas. Na parte teórica é ensinado a história da arte, valor da arte mobiliária, organização e direção de uma oficina e painéis ecologicamente corretos (MDF, compensados, OSB, MDP, projetos de fabricação, desenho e plano de corte). Já na prática, os pacientes aprendem a lixar, polir, montar e realizar o acabamento das peças. As aulas são ministradas por um instrutor credenciado do Instituto Federal Muzambinho em parceria com a Fundação “Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP).

Para o diretor do HCTP, Adriano Cesar Maldonado, a melhor forma de ressocialização é por meio da qualificação profissional do paciente. “ A capacitação ajuda o interno a resgatar a autoestima, além de fazer com que ele se sinta capaz de produzir algo que lhe dê condições de mudar sua vida. Os cursos são a concretização desses sonhos, os resultados são visíveis e são observados pelo empenho e dedicação dos alunos, que se orgulham de receberem o certificado”, ressalta Maldonado.

A conclusão do curso está prevista para maio deste ano. O ensino poderá ser ofertado aos demais HCTPs desde que haja demanda de pacientes e também estrutura específica (oficina ferramenta e máquina) na unidade.

aasassa
Topo