Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/02/17 | Beatriz Trevizoli - Comunicação EAP

Servidores no combate ao Aedes Aegypti

Palestra sobre mosquito ensina formas para prevenção

Após os inúmeros casos de dengue transmitido pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou uma palestra para informar os servidores sobre o assunto e trazer medidas preventivas.

Sabendo que a SAP conta com diversos funcionários e alunos transitando pelas dependências da sede todos os dias, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) encaminhou o Coordenador Geral das Ações de Controle do Aedes aegypti, Alessandro Giangola, para explicar melhor o tema. A palestra ocorreu no dia 24 de janeiro no auditório da Escola de Administração Penitenciária "Dr. Luiz Camargo Wolfmann" (EAP).

Muitos servidores compareceram ao evento e ficaram interessados no assunto e durante a palestra puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas. O que possibilitou a mais pessoas terem conhecimento e atuarem como multiplicadores.

A agente penitenciária, Mércia Mello, conta que a palestra apresentou diversas surpresas sobre o tema e que muitas pessoas deveriam mudar os hábitos para que o combate tivesse maior eficácia. Mércia falou sobre algumas mudanças que fará em sua casa. “Terei que me desfazer do vaso de vidro onde tinha água e um bambu. Infelizmente isso será necessário! Não posso arriscar em ter um criadouro de dengue na minha casa”, lamentou.

Existe a Brigada contra o Aedes aegypti na SAP. Ela foi criada por meio de uma Resolução para fortalecer o combate. Essa resolução segue os ditames estabelecidos pelo Decreto n° 62.130, de 29 de julho de 2016, em razão de prevenir a ocorrência no Estado de São Paulo das doenças transmitidas por esse mosquito, que além de transmitir o vírus da dengue, também é vetor do zika vírus e da chikungunya. As brigadas têm como objetivo vistoriar os prédios da administração a que estejam vinculadas, a fim de eliminar os focos do mosquito transmissor, mantendo o ambiente limpo e saudável.

aasassa
Topo