Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/02/17 | Assessoria de Imprensa SAP, SDECTI e SEE

Governo de São Paulo qualifica reeducandos do sistema prisional paulista

O curso de pintura é oferecido pelo Projeto Via Rápida Expresso a 1.225 presos que realizam as aulas práticas em 48 escolas da Rede Estadual

Nesta semana 48 escolas estaduais ficaram “de cara nova” para receber os alunos para mais um ano letivo. Elas foram pintadas por 1.225 reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto e foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápido Expresso, que oferece aulas práticas em prédios públicos. A ação é uma parceria entre as Secretarias de de Estado da Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) e da Administração Penitenciária (SAP) e. Na primeira etapa serão contemplados 36 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25h de aulas teóricas e 75h de aulas práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Para o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, todos ganham com esse projeto. “É um processo de aprendizagem no qual todos ganham: os reeducandos, porque adquirirem conhecimento e ainda reduzem a pena em um dia a cada três trabalhados, conforme determina a lei; os alunos e professores, porque recebem a escola mais bonita com a nova pintura e a sociedade também ganha, quando recebe esse infrator pronto para viver novamente em liberdade após cumprir a pena”, afirma Gomes.

Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza aulas práticas de manutenção e limpeza nos prédios. A previsão é que elas terminem antes do retorno dos alunos. No ano passado, foram pintadas 42 escolas estaduais em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a ampliação em 2017.

Sobre o Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela SDECTI, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado.

Escolas contempladas:

aasassa
Topo