Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/02/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Campanha “Fique Sabendo” realiza testes de DST na sede da CRN

Servidores fizeram testes e receberam panfletos com orientações sobre a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

Nos dias 14 e 15 de dezembro funcionários da sede da Coordenadoria de unidades prisionais da Região Noroeste do Estado (CRN) participaram da campanha “Fique Sabendo”, promovida pela equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A ação teve como objetivo estimular os servidores a realizarem o teste rápido de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana, causador da Aids), informar as formas de infecção do vírus e como se proteger de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O exame é simples: um cotonete especial é passado na gengiva e na bochecha pelo próprio paciente para coletar uma amostra da saliva. Depois disso, a saliva é depositada num frasco. O líquido diluído é pingado em uma placa que indicará o resultado entre 10 a 15 minutos. Caso seja positivo, o paciente será comunicado de forma discreta e encaminhado para um centro específico de testagem para que se dê início ao tratamento.

De acordo com o diretor técnico do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN, Nilson Dantas, promover o acesso ao teste rápido de HIV é parte essencial do enfrentamento à epidemia da Aids no estado de São Paulo. “A campanha foi a primeira de muitas que serão realizadas nas unidades prisionais que pertencem à região noroeste”, garantiu Dantas.

aasassa
Topo