Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

01/02/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Reeducandos receberam menção honrosa na OBMEP 2016

Olímpiada Brasileira de Matemática premiou alunos destaque do sistema prisional paulista

Reeducando da Penitenciária de Bernardino de Campos recebeu menção

Reeducando do CR de Jaú recebeu menção de honra

Quatro reeducandos receberam menção de honra na 12ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. A prova é direcionada aos alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos) e já é uma realidade no sistema prisional paulista desde 2012, quando passou a acontecer nas unidades penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Os presídios que receberam destaque pela conquista dos reeducandos fazem parte da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), são eles: Centros de Ressocialização (CRs) de Jaú e Ourinhos e Penitenciárias I de Serra Azul e de Bernardino de Campos. O resultado é fruto do trabalho de servidores do setor de educação da SAP e de professores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) que atuam nas unidades prisionais.

“Tenho facilidade para matemática. Fiquei muito contente com o resultado, pois acredito que através da educação podemos ser pessoas melhores. Quero construir um futuro melhor para mim e para minha família", relatou um dos reeducandos aprovados.

A Olímpiada de Matemática é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu objetivo é estimular e promover o estudo da matemática por meio da resolução de problemas, despertando o interesse dos alunos.

Formação escolar nas unidades prisionais da SAP

Presos que não possuem formação escolar podem concluir os estudos enquanto cumprem pena. Isto porque, dentro das unidades prisionais existem as escolas vinculadoras que oferecem formação do ensino fundamental e médio. Os reclusos também participam de cursos de idiomas, profissionalizantes e do ensino superior.

aasassa
Topo