Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/01/17 | Sonia Pestana – Coremetro

Espetáculo de dança resgata a autoestima de reeducandas na SAP

Apresentações denominadas “O Melhor de Nós” fecham o ano de 2016

Como acontece há mais de cinco anos, o Projeto Ponto de Luz apresentou, no dia 10 de novembro, o espetáculo de dança “O Melhor de Nós” como resultado da ação de resgate da autoestima para 20 reeducandas da Penitenciária Feminina da Capital (PFC), unidade pertencente à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). O evento já faz parte do calendário das Boas Práticas da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Durante nove meses a professora de dança, Luciana Gomes Pereira, dedicou parte de seu tempo às reclusas. Segundo ela, o projeto Ponto de Luz tem como foco as mulheres em situação de risco.

Os encontros semanais eram esperados com ansiedade, já que neles são trabalhados desde a expressão corporal até a improvisação. Para a professora, esses momentos são oportunidades ímpares para mulheres com histórico de violência. “É lá, no canto interno, que cada uma vai buscar o ouro, o brilho da alma, o seu melhor.”

Nas apresentações do espetáculo “O Melhor de Nós”, que fecharam o ano de 2016, as reeducandas mostraram-se tensas, no início, mas aos poucos se soltaram e demonstraram os seus talentos. A sincronia marcou as danças típicas das mais variadas nacionalidades, enquanto as apresentações musicais mostraram total afinação e muito sentimento.

O público presente, cerca de 50 reclusas, deu um show à parte. Abrilhantaram as apresentações com expressões por meio de coro ou de palmas.

Ao findar o espetáculo, cantoras, bailarinas e público presente, incluindo reeducandas e convidados, interagiram de forma contagiante. Não havia nesse momento diferenças de crenças e nacionalidades. Juntas, justificaram o nome do espetáculo “O Melhor de Nós”.

aasassa
Topo