26/01/17 | - Assessoria de Imprensa - SAP

“Guardiões” em ação

Brigadistas da CRN realizam ações de combate ao mosquito da dengue

Os meses mais propensos à chuva são os que mais atraem um inimigo: o mosquito Aedes Aegypti. O vetor, que só se prolifera em água limpa, é o responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Pensando na erradicação do mosquito, o Governo do Estado de São Paulo criou as “Brigadas contra o Aedes Aegypti”. São equipes formadas por servidores com o objetivo de eliminar os possíveis focos de criadouro em prédios públicos estaduais.

Nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) os brigadistas, denominados “Guardiões”, promoveram atividades de sensibilização de funcionários e reeducandos, ações de inspeção e higienização em ambientes internos e externos. Os Guardiões da SAP realizaram mutirões de limpeza e inspeções em ralos, bebedouros, vasos, caixas d’água, hortas, canaletas, gramados e em locais que possam armazenar água parada.

Também houve palestras informativas com profissionais da saúde sobre como erradicar os focos, eliminar a larva, identificar sintomas das doenças e instruir sobre as formas de tratamento. Todo o trabalho teve apoio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) dos estabelecimentos prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN).

CDP de Pontal faz parceria com prefeitura

Os brigadistas do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal efetuaram vistoria conjunta na unidade com profissionais do Departamento do Controle de Vetores do município. O órgão municipal incluiu o CDP na lista de Imóvel Especial (IE); isso significa que técnicos farão visitas mensais na unidade prisional para realizar vistoria preventiva.