Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

26/01/17 | Eliane Borges – Interlocutora Croeste

Croeste realiza 33 Jornadas da Cidadania e Empregabilidade em 2016

Eventos aconteceram nas unidades prisionais da coordenadoria e somaram mais de 92 mil atendimentos

Depois do sucesso da ação em 2015, quando quatro estabelecimentos prisionais realizaram a Jornada da Cidadania e Empregabilidade, o evento tomou força se aprimou a cada realização. Só em 2016 foram prestigiadas 33 unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), totalizando mais de 92 mil atendimentos aos reeducandos. A partir deste ano, um calendário anual para realização de jornadas será seguido, devendo ser promovidas, no mínimo, duas edições do evento em unidades de regime semiaberto.

Pela segunda vez, a caravana social passou pelos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) de Valparaíso e Pacaembu, o que reforçou parcerias já existentes e estabeleceu outras, como a com o Centro Paula Souza, que trouxe cursos profissionalizantes aos reeducandos de Valparaíso. Para cada unidade, houve a visita de um grupo composto por representantes de empresas privadas parceiras, órgãos públicos, estudantes e voluntários da região, sendo atendidos em média quatro presídios por mês.

Todas as atividades são voltadas para auxiliar a reinserção social dos reeducandos no resgate da cidadania e preparo para retorno ao mercado de trabalho. O sentenciado D.B.S, 40, que há seis anos trabalha como monitor da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) na Penitenciária de Andradina, aproveitou a oportunidade para solicitar reavaliação da concessão do auxílio reclusão. “Além de facilitar para nós, a jornada é uma forma da sociedade ver a gente com outros olhos. Quebrar aquele tabu de que na penitenciária só há maldade”, afirmou ele.

Em todos os locais houve palestras voltadas à saúde, empregabilidade e mudança de vida. Como forma de apresentar o ambiente prisional aos voluntários, reenducandos realizaram demonstrações ao vivo do que é produzido dentro das unidades, como o empacotamento de carvão, confecção de uniformes, costura de bolas e redes de futebol, cultivo de horta, confecção de sapatilhas e artigos para festas, montagem de chaveiros, enrolamento de cadeiras, colocação de fechos de sandálias, produção de artefatos de concreto e prendedores. Houve ainda exposição de trabalhos escolares, artísticos e apresentações musicais.

Novo calendário

Para 2017, já estão previstas novas edições do evento em 36 unidades prisionais, incluindo a Penitenciária de Florínea, que o receberá pela primeira vez. A caravana voltará à Penitenciária de Assis e ao CPP de São José do Rio Preto, por onde passou em 2015. Também haverá a 2º edição do evento nos seguintes locais: CPP de Valparaíso e de Pacaembu, Penitenciárias de Andradina, Dracena, Tupi Paulista (Masculina e Feminina), Martinópolis, Flórida Paulista, Osvaldo Cruz, Lavínia (I, II e III), Pacaembu, Presidente Bernardes, Riolândia, Mirandópolis (I e II), Paraguaçu Paulista, Lucélia, Marabá Paulista, Junqueirópolis, Pracinha, Valparaíso, Presidente Venceslau I, Presidente Prudente e Irapuru. Ainda participarão os Centros de Ressocialização de Birigui, Presidente Prudente, Araçatuba e Feminino de São José do Rio Preto, além dos CDP de São José do Rio Preto e Riolândia.

Resultados de 2016

Emissão de CPF – 8.221
Emissão de Cédula de Identidade (RG) – 4.652
Emissão de Carteira de Trabalho – 1.920
Certidão de Nascimento/Casamento –3.407
Título de eleitor – 46
Certidões de reservista – 44
Atendimento Jurídico – 6.891
Atendimento de Saúde – 33.656
Corte de cabelo – 7.639
Atendimento Defensoria / Ministério Público – 112
Promotoria – 2
Atendimento Psicossocial – 641
Participação em Palestras – 19.546
Celebração de casamento/batismo – 4
Oficinas – 4.694
Benefícios de Liberdade / Semiaberto – 85
Certificação (SEE/Funap) – 722
Total – 92.282

aasassa
Topo