12/01/17 | Caio Daniel – Interlocutor CRN

Cigarro nunca mais!

Programa “Quero Parar de Fumar” ajudou 16 servidores da Penitenciária de Bernardino de Campos a deixarem o cigarro

Servidores da Penitenciária de Bernardino de Campos escolheram deixar de lado o vício da nicotina para ter uma vida mais saudável. A decisão surgiu devido ao Programa “Quero Parar de Fumar” desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade prisional, que promove constantemente ações voltadas à saúde do funcionário público.

Em junho do ano passado 23 servidores se inscreveram no projeto e começaram a frequentar as reuniões — oito no total. Em todos os encontros, profissionais da saúde, entre eles médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, fizeram acompanhamento dos participantes aplicando exames de medição e controle de saúde. As rodas de conversa foram essenciais para que eles compartilhassem experiências, anseios e dificuldades em deixar o cigarro. “Todos os envolvidos, desde colegas de trabalho até equipe médica, se mostraram totalmente comprometidos para chegar num único objetivo: combater o vício do cigarro. Todos nos ajudaram nessa luta”, relatou o servidor e participante do programa, Laucidio Martins.

A equipe médica realizou teste sensorial que percebe o retorno do paladar após parar de fumar e, no quinto encontro, os servidores já mostraram melhora significativa em todos os exames (pressão arterial, aferição de peso e teste glicêmico).

No decorrer do “Quero Parar de Fumar” alguns dos participantes desistiram de prosseguir. “Alguns de nossos colegas deixaram o programa, mas continuamos firmes para não perder o foco”. O servidor afirma que o sucesso não seria o mesmo sem o suporte do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) Noroeste. “Decidimos trazer o programa para os servidores da penitenciária e para isso tivemos total apoio do CQVidass e Coordenadoria de Saúde (CS). Agradecemos a todos”, falou o servidor.

Dos 23 servidores que se inscreveram e participaram dos encontros, 16 foram até o fim e alcançaram o objetivo. “Me sinto orgulhoso e muito feliz. Muitos são os benefícios de parar de fumar, como um convívio social mais agradável e uma vida melhor e mais duradoura”, concluiu Martins.

O Programa “Quero parar de Fumar” foi finalizado na Penitenciária de Bernardino de Campos em 7 de dezembro. A iniciativa foi desenvolvida nos moldes do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) e coordenado pelo GQVidass da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Seu objetivo principal é reduzir a prevalência de fumantes e as consequentes doenças relacionadas ao consumo de derivados do tabaco.

Projeto recebeu menção honrosa

“Quero Parar de Fumar” da SAP recebeu, no ano passado, menção honrosa no VIII Fórum de Promoção de Saúde que ocorreu em 20 de outubro no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. O fórum da Secretaria de Estado da Saúde (SES) premiou instituições públicas que promoveram em 2016 ações relevantes no que tange a saúde do servidor público estadual.